EM OUTUBRO, TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ITAPOÁ, ESTÃO ATENDENDO EM HORÁRIO ESPECIAL PARA VOCÊ, MULHER INTERESSADA EM PREVENÇÃO, SAÚDE! VOCÊ VAI?
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Faça seus exames regularmente, previna-se!
Enfermeira Carla Rusiska, responsável pela UBS Itapoá, com Geovana e ACS Ilze.
Participação especial da coordenadora das UBS'S de Itapoá, Marciane Rech
Decorando o painel de entrada - ACS'S Zilma e Izabel
Equipe ESF Itapoá com Divanilda Piva Machado,
a nossa Ína com a camiseta rosa.
(equipe incompleta na ocasião, na foto)
Momento selfie na recepção, ACS Zilma e equipe.
Decorando a entrada do posto de saúde, tudo pronto! Com ACS'S Marina e Izabel
Noeli Silva e ACS Mabiliane em ESF Saí Mirin - Extensão rural
Participando sempre!
Família Garcia unida, marcando presença! Juliana, Cristiane, Luciane e Inês Garcia
Destaque em sala de espera.
Agradecemos a participação e colaboração de todos!
EQUIPE ESF ITAPOÁ
...
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA ?
Leia mais ...
Chamado simplesmente de “Outubro Rosa”, a campanha tem aumento na adesão da população, empresas e entidades a cada ano, e procura chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nenhuma entidade, associação ou empresa é proprietária ou representante legal do movimento, e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença.
O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro e representa apenas 1% do total de casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, depois sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa do INCA para 2015 é de mais de 57 mil novos casos no Brasil.
Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), realizada em Nova York. No de 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome Outubro Rosa e os enfeites em locais públicos com os laços, ou outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença e até mesmo partidas de boliche. Não existe uma informação oficial de quando começou a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. Mas a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa e que tiveram o apoio de uma empresa européia de cosméticos.
Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/voce-conhece-historia-outubro-rosa/