sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS - 01 DE DEZEMBRO


UBS - Unidade Básica de Saúde de Itapoá


De cada 4 pessoas portadoras do HIV no Brasil, 1 não sabe que está infectada. O diagnóstico precoce possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida.






A CAMPANHA  - ALERTA





O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano  destaca a importância de se realizar o teste, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids. A estratégia prevê veiculação de mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV, com base nos direitos humanos e no combate ao estigma e preconceito. A divulgação nacional já está na  TV, rádio, salas de cinema e internet.
A mensagem mostra que o teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. Os protagonistas da campanha, que vivem com HIV e descobriram sua sorologia por meio do teste,  incentivam a realização do exame.
A campanha também incentiva os profissionais de todas as (UBS) Unidades Básicas de Saúde  a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.


ABORDAGEM DA CAMPANHA

“Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de aids”. Informe-se!



DIA 01 DE DEZEMBRO



Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar  o dia 01 de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.
Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.
No Brasil, a homenagem vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.


 AIDS É COISA SÉRIA


A sigla AIDS vem do inglês Acquired Immuno-Deficiency Syndrome e denomina a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, uma doença contagiosa, grave, que já atinge mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não tem cura.

A AIDS é transmitida por via sexual ou sangüínea. É provocada pelo vírus HIV (Human Immuno-Deficiency Virus) que ataca e destrói as células de defesa do organismo (linfócitos), deixando a pessoa vulnerável a qualquer tipo de doença ou infecção.




Desde 1980, quando surgiu o primeiro caso de AIDS no Brasil, foram registrados 362.364 casos no país até 2004, sendo que no período a maior incidência da doença foi entre os homens na faixa etária de 13 a 49 anos. Porém, a partir de 2003 constatou-se uma tendência à estabilização do número de homens com AIDS. E, ao contrário, observou-se uma aumento da incidência da doença entre as mulheres.


PRECONCEITO


Uma das atitudes preconceituosas mais comuns em relação às pessoas que convivem com a AIDS é responsabilizá-las por terem contraído o vírus, acusando-as, como se tivessem culpa por estarem doentes. Isto devido a costumes ou hábitos associados à maneira de se pegar a doença, o que veio a criar a idéia dos chamados "grupos de risco".

A falta de conhecimento sobre a doença reforça essa idéia. Daí a necessidade de nos inteirarmos, sabendo que a única proteção possível no que diz respeito à AIDS é a informação. Conhecendo de perto a doença, é mais fácil não se deixar levar por mentiras ou deturpações sobre o assunto e, entendendo-a, sem medo, conseqüentemente, não teremos preconceito.
Acima de tudo, é importante sabermos que qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo, está sujeita a contrair a doença, devendo tomar, por conta disso, os devidos cuidados.


DADOS EPIDEMIOLÓGICOS


 A taxa de incidência de aids no Brasil tem se mantido nos mesmos patamares, nos anos recentes, embora apresente diferenças regionais. Esses e outros dados epidemiológicos da aids serão destaques do Boletim Epidemiológico que será lançado no dia 1 de dezembro, com números atualizados até junho de 2012.  Os dados apontam que a taxa de incidência da aids no Brasil, em 2011, foi de 20,2 por 100.000 habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior volume de casos continua concentrado nos grandes centros urbanos.











Colaboração: ACS Marilis Metzenthin - UBS Itapoá
Informações: Blog saúde
Pesquisa: Google


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OLHA O ABACAXIIIII....OPAA!!!






Inchaço?
Experimente este suco! Além de ajudar a desinchar, o suco hidrata, desintoxica, melhora a digestão, reduz absorção de gorduras e acelera o metabolismo.

Como toma?
De preferência pela manhã, não mais que 1x/dia e não mais que 3x/semana. Como ele é um suco desintoxicante, é ideal tomar após feriados, final de semana, festas, enfim, exageros alimentares!

Contra-indicações?
Pessoas que tem qualquer problema de saúde devem antes procurar se informar com um profissional, mas principalmente quem é sensível à algum dos ingredientes, histórico de gastrite/úlcera/problemas estomacais, grávidas, mulheres que amamentam.

Posso substituir o suco de limão?
Pode ser usado chá verde/ chá branco.

Pode adoçar?
Não! Se usar açúcar, o suco não terá efeito desintoxicante. Se for muito necessário, pode usar, no máximo, um pouco de mel.

Emagrece mesmo?
O suco por si só não faz milagre. A ideia principal é desintoxicar o organismo, ou seja, limpá-lo. Assim, pessoas que sofrem com retenção de líquido podem se beneficiar e aí sim ter uma redução no peso. Muitas pessoas acham que engordaram por ter ganhado peso na balança, quando na verdade pode ser retenção de líquido. Quem busca o emagrecimento deve, em primeiro lugar, fazer uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, ou seja, mudança de hábitos alimentares. O suco pode ser apenas um auxiliador no processo, mas não o elemento principal.

Pode fazer mal?
O que faz mal são os exageros e a falta de cuidado. Evite tomar todos os dias.


Fica a dica!

Pesquisa: Nutrimais
Saúde e Qualidade de Vida







quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AQUELE PÉ RACHADO!


Tratamento para Feridas em Pele
Rachada e Ressecada – Dermatite Atópica

Um dos maiores problemas para quem sofre de dermatite atópica é quando a pele resseca ao ponto de provocar rachaduras e ferimentos.Saiba como controlar a hidratação da pele (que é o ponto mais difícil do tratamento, pois NADA parece funcionar).




Para isso, basta misturar 2 colheres de DEXPANTENOL (nome comercial: Bepantol, Bepantriz, etc.) + 1 colher de óxido de zinco (que você encontra em farmácias, farmácia de manipulação ou lojinhas que vendem produtos odontológicos – (dica de uma leitora) e aplicar nas feridinhas antes de dormir, ou mesmo pela manhã, pois o óxido de zinco vai proteger completamente a pele do sol. O motivo da utilização do óxido de zinco é por ele ser uma substância adstringente, anti-séptica e secativa, acalmando e ajudando a vitamina B5 (do Bepantol) a cicatrizar a pele rapidamente.

Se você está sofrendo com esse problema, converse com seu médico ou procure um especialista. O que não pode é continuar sofrendo com essas rachaduras.

Entre em ação e resolva logo isso, informe-se!




Leia mais: http://www.produtosdebeleza.com



















quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SMOOTHIE ??? QUE QUE É ISSO AGORA?

O verão está chegando e a vontade de bebidas refrescantes, aumentando...
Já ouviu falar em Smoothie? A bebida é um ótimo substituto para o milkshake (e o melhor: menos calórico) e pode ser muito nutritivo com a adição de alguns ingredientes.
Deu sede? 



Confira algumas dicas:


Como deixar suas receitas de smoothies ainda mais saudáveis! Super ingredientes que não podem faltar. 

A mistura batida de frutas geladas com ou sem a adição de iogurte resulta em smoothies que além de saborosos podem ser muito nutritivos. 
Aproveite a chegada do verão para incluí-los no cardápio, eles são ótimas opções de lanches entre as refeições, principalmente se forem enriquecidos com esses super ingredientes. 

Sementes de chia: 
As sementes de chia enriquecem a receita de smoothie com proteínas, fibras e omega 3. Esses nutrientes garantirão pele, cabelo e unhas fortes, um intestino funcionando bem e o colesterol sob controle. 

Cacau em pó:
O cacau é rico em magnésio e em flavonoides, potentes antioxidantes. O magnésio ajuda no relaxamento muscular e os flavonoides combatem os radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e a alguns tipos de câncer. 

Açaí em pó:
O açaí além de rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestine é também boa fonte de antioxidantes e de gorduras insaturadas relacionadas a saúde do coração. 

Maca:
Essa raiz possui alto valor nutricional. É rica em fibras, proteínas, gorduras boas além de cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio, ferro e vitaminas B1, B2, C e E. 

Seu consumo combate o cansaço e a fadiga, fortalece o sistema imunológico e melhora a libido. 

Polpa de clorofila:
Feita de brotos de trigo, dente de leão ou alfafa é rica em fibras e nutrientes como ferro e magnésio. Tem ação desintoxicante, auxiliando o fígado no processo de eliminação de toxinas, a detox. 



                                                   


Os Smoothies de frutas Queensberry são compostos 100% de frutas frescas, ricos em fibras, vitaminas A, C e D e dos minerais zinco e selênio. Pronto! Agora você já sabe o que consumir no intervalo entre as refeições, não é mesmo?




Fonte: Flavia Morais – nutricionista da rede Mundo Verde



SUPERALIMENTO DO MÊS: AÇAÍ - FRUTAS VERMELHAS

Fique sabendo:

O açaí faz bem ao coração, pois é rico em ácido oléico, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial. Além disso, é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. Então, já sabe: precisando de um empurrãozinho na hora de praticar exercícios físicos? 
Inclua este superalimento no cardápio!




AÇAÍ

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira. É o fruto do açaizeiro, uma palmeira que cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. É um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. 
Sua coloração roxa é devido à antocianina, um pigmento natural, pertencente à família dos flavonóides, responsável por seu poder antioxidante, conferindo à fruta a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer. 
Algumas pesquisas mais recentes mostram a relação dos compostos fitoquímicos do açaí no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, e na indução da apoptose, podendo, ser um agente eficaz na prevenção do desenvolvimento do câncer gástrico.
É rico em ácido oléico, um tipo de gordura poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. 
Altamente energética e rica em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, é uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.
Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem. 
Vale lembrar que apesar de todos os benefícios à saúde, o açaí é uma fruta de alto valor calórico. Portanto, deve ser consumido com moderação. 

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.





terça-feira, 20 de novembro de 2012

PENSE NISSO...


"Cuide do seu corpo... É o único lugar que você tem para viver." 

Adote hábitos saudáveis!

Vá ver o mar com mais frequência, caminhar...


Sair pedalando um pouco... Pegue a bicicleta e  vá pela praia...












FAÇA AS PAZES COM VOCÊ MESMO, DIMINUA A EXPECTATIVA E ENTENDA QUE FELICIDADE NÃO É TER!  É SER!


CUIDE BEM DE VOCÊ!








domingo, 18 de novembro de 2012

VOCÊ SABIA...ESSA DO SONO...



Dormir acompanhado reduz a qualidade do sono, dizem os médicos.

Dividir a cama chega a dobrar a quantidade de microdespertares.

"É muito romântico, mas um fracasso do ponto de vista da saúde"

Diz Dr. Maurício Bagnato, médico do laboratório do sono do Hospital Sírio-Libanês.









sábado, 17 de novembro de 2012

RECEITAS ESPECIAIS


VOCÊ PODE TENTAR FAZER NO FINAL DE SEMANA...




                       RABANADA NO FORNO


Sem fritura, mais macia e suculenta 

Ingredientes
1 lata de leite condensado;
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
2 pães para rabanada;
3 ou 4 ovos grandes (bem batidos);
Açúcar e canela em pó (para polvilhar);

Modo de Fazer:
Forre uma assadeira retangular (33cm X 20cm) com papel manteiga, e unte o papel com um pouco de manteiga sem sal. Misture bem o Leite condensado com uma xícara (chá) de água e a baunilha. 
Passe os pedaços de pão nesta mistura e nos ovos batidos. Escorra e coloque as fatias dos pães escorridas sobre o papel untado.
Leve ao forno médio (180ºC) por 15 minutos ou até dourarem.
Sirva polvilhada com açúcar e canela.

IMPORTANTE: regue com o leite condensado caso sirva na hora (bem delicadamente), para ela ficar ainda mais gostosa. E não muito seca. Caso prepare de véspera, não será necessário o leite condensado. Eu (particularmente não uso)
Essa receita de Rabanada no forno, fica muito mais sequinha e saudável do que a frita.

Nota: A receita pode variar no cozimento, devido ao forno. 




BOLO CREMOSO DE FUBÁ 




INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de bebida vegetal de arroz
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de adoçante culinário
4 ovos orgânicos
½ xícara (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
1 colher (sopa) de fermento químico
Erva doce a gosto

MODO DE PREPARO
Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas, o adoçante e o óleo de coco. Acrescentar a farinha, o fermento, o fubá e a bebida vegetal de arroz. Acrescentar as claras em neve e bater. Com o auxílio de uma colher misturar a erva doce. Colocar a massa em uma assadeira untada e polvilhada e levar ao forno pré-aquecido 180° por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.

Rendimento: 15 porções
Valor calórico por porção: 110 calorias


Fonte: Mundo verde






quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA - 15/11/12



15 de novembro de 1889 (123 anos)

Resultado da Extinção do Império do Brasil, banimento da família imperial brasileira e dos principais políticos favoráveis à monarquia constitucional parlamentarista e criação do Governo Provisório republicano.




                              PÁTRIA AMADA... BRASIL!


BOM FERIADÃOOOO


ESSA MUSICA É DO BEN HARPER...
É SÓ CLICAR NA SETA ABAIXO  E A RADIO TOCA O QUE VC ESCOLHER ... TENTE!

BOM FERIADO PARA VOCÊ!!!


Don't Give Up On Me Now





Fica como uma reflexão para o feriado..
Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, assina uma coluna no The Plain Dealer, Cleveland, Ohio.



1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno.

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate…É inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado…Assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo…Você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida…Não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados “desastres” com estas palavras ‘Em cinco anos, isto importará?’

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo..

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa — morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente"





terça-feira, 13 de novembro de 2012

NOVEMBRO AZUL


DIA 14 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DO DIABETES 
NOVEMBRO AZUL


DIA 14 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DO DIABETES
A Campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o Diabetes.
Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

A diabetes é desencadeada pela falta ou insuficiência de insulina no organismo. Esta substância é produzida pelo pâncreas, e é responsável pelo cuidado e manutenção do metabolismo da glicose. Busque orientação com seu médico, e saiba tudo sobre os cuidados necessários com a diabetes. Veja mais...

Por que um círculo azul?

A Escolha da Forma
Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Uso do Símbolo
A IDF preocupada com o uso correto da logomarca do Dia Mundial do Diabetes, disponibilizou um Manual de Uso e também opção em 60 idiomas (inclusive em português) para facilitar os interessados no uso do material. O uso é livre.


Você sabia que mudanças no seu estilo de vida podem reduzir, e muito, as chances de desenvolver esta doença, que tem crescido de forma assustadora em todo o mundo?


Fazer o controle do diabetes não é difícil. Basta realizar o exame conhecido como “ponta de dedo”, que consiste em extrair uma gota de sangue do dedo do paciente com um aparelho eletrônico medidor de glicose. Em questão de segundos, obtém-se o valor da glicemia, medida de concentração de glicose no sangue a partir da qual é possível monitorar o consumo dos carboidratos (alimentos ricos em açúcar) de acordo com os IGs (Índices Glicêmicos — velocidade com que o açúcar ingerido vai parar na corrente sanguínea) de cada alimento.

O Diabetes é considerado um problema de saúde pública pelo número de pessoas que tem a doença. 
Segundo a OMS 7,6% da população brasileira maior de 40 anos é diabética. Isso representa aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Embora idade, histórico familiar e stress sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, os fatores determinantes são a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o tabagismo.
Pesquisas comparam indivíduos utilizando alto consumo de frutas, vegetais, peixes, aves e grãos integrais com aqueles que utilizam alimentos industrializados, refinados, carne vermelha, ricos em gordura e açúcar. O resultado tem sido uma redução significativa de risco para desenvolvimento de diabetes naqueles que fazem uso da primeira dieta. 


É preciso aprender com todas as dificuldades que passamos e, sobretudo, crescer com elas. Sei que é difícil, mas é totalmente possível! Procure histórias de pessoas ou familiares que há muitos anos convivem com essas adversidades, e que fortemente continuam de pé!
Com essa doença estamos sempre aprendendo e através das dificuldades podemos crescer. A nossa mente é muito mais capaz do que imaginamos, não abra mão de usá-la a seu favor.
Cuide-se bem!

Aprender, reaprender e voltar a aprender, é pensar no futuro!


DUAS RECEITAS IMPERDÍVEIS:
Frozen de Açaí com água de Coco
Ingredientes:
10 morangos
½ copo (100 ml) de água de coco
1 colher de sopa de adoçante 
1 polpa de açaí congelada

Modo de Preparo:
Bata o morango no liquidificador com a água de coco e o adoçante até formar um creme. Acrescente o açaí e bata rapidamente. Divida em duas taças e sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções (taças)  Valor Calórico: 93 Kcal por porção.


 COMPOTA DE FRUTAS 
INGREDIENTES
3 colheres de sopa de adoçante em pó para forno e fogão
½ litro de água 
1 lasca de canela 
5 cravos da índia
Lascas de casca de uma laranja 
Suco de um limão
½ abacaxi cortado em cubos 
2 maçãs cortadas em cubos 
¼ xícara de damascos picados 

MODO DE PREPARO
Colocar o adoçante, a água, a canela, os cravos e as lascas de laranja em uma panela e levar ao fogo até levantar fervura. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão, o abacaxi, as maçãs e o damasco, misturar bem e retornar ao fogo baixo e não mexer mais. Deixar ferver por 20 minutos ou até a calda ficar grossa. Servir frio. 

Rendimento: 10 porções. 
Valor calórico por porção: 62 kcal




A HISTÓRIA DO DIABETES...VOCÊ SABIA?

Em 1500 antes de Cristo, médicos egípcios descreveram casos de pessoas que urinavam muito e emagreciam até a morte.

Aretaeus, médico que viveu na Grécia entre os anos 80 d.C. e 138 d.C., criou o termo diabetes mellitus para fazer referência ao gosto adocicado da urina desses pacientes.

Foi apenas em 1776 que Matthew Dobson desenvolveu um método para determinar a concentração de glicose na urina, livrando os médicos do dissabor de prová-la.

A doença, entretanto, só foi reconhecida como entidade clínica em 1812, ano da publicação do primeiro número do The New England Journal of Medicine, a revista médica mais lida pelos médicos de hoje.

Nesse tempo, a fisiopatologia e a prevalência do diabetes na população eram desconhecidos. Como não existia tratamento específico, em semanas ou poucos meses depois do diagnóstico todos morriam.

No ano da proclamação da República no Brasil, 1889, os alemães Oskar Minkowski e Joseph von Mering verificaram que a retirada do pâncreas de cachorros levava-os ao óbito por diabetes. Ficava demonstrado que a origem da doença estava ligada ao pâncreas.

Em 1910, Edward Sharpey-Schafer levantou a hipótese de que o diabetes seria causado pela deficiência de uma única substância química, produzida no pâncreas pelas células das ilhotas de Langerhans. Por essa razão, ele a batizou com o nome de insulina, derivado da palavra latina insula (ilha).

Finalmente, em 1921, logo depois da Primeira Guerra Mundial e da epidemia de gripe espanhola, Frederick Banting e Charles Best publicaram a prova definitiva. Injetaram em cachorros diabéticos, extratos de células das ilhotas de Langerhans  retiradas do pâncreas de cachorros saudáveis, revertendo o quadro de diabetes.

Trabalhando com pâncreas bovino, em conjunto com John Mcleod, eles em seguida purificaram a insulina, e foram os primeiros a tratar com sucesso um portador da doença.

A partir desse caso, o uso de insulina se disseminou pelos cinco continentes. Crianças com diabetes do tipo 1 (no qual o pâncreas para de produzir insulina), que iam a óbito logo depois do diagnóstico, puderam voltar à vida normal.

Essa talvez tenha sido a primeira demonstração de que a pesquisa básica poderia ser aplicada rapidamente em benefício da humanidade. O interesse despertado por ela provocou uma avalanche de estudos com a molécula de insulina, que proporcionaram a seus autores dez prêmios Nobel e revolucionaram o estudo das proteínas e hormônios.

Em 1977, Ullrich e colaboradores descreveram na revista Science um método para inserir o gene da insulina humana em bactérias-escravas, com o objetivo de obrigá-las a produzi-la em escala industrial. Essa técnica, que recebeu o nome de DNA recombinante, criou as bases da biotecnologia industrial.

A síntese de diversos medicamentos usados por via oral tornou o tratamento mais cômodo para muitos portadores de diabetes que não necessitam de aplicações de insulina. Seringas descartáveis e agulhas mais delicadas diminuíram o desconforto e as dores no local das injeções.

Em 2012, dois grupos publicaram estudos mostrando que a cirurgia bariátrica, para reduzir a massa corpórea em pacientes com excesso de peso, é mais eficaz no controle da glicemia do que o uso de medicamentos. Em muitos casos, as remissões são tão prolongadas que provavelmente representam a cura da doença, conclusão surpreendente para uma enfermidade tradicionalmente considerada incurável.

Infelizmente, esses avanços no tratamento não refletem a realidade da saúde pública. Vivemos uma epidemia mundial de diabetes que se propaga de forma avassaladora, seguindo os passos da obesidade e da vida sedentária.

Só no Brasil há 12 milhões de pacientes. Se esse número é assustador, mais ainda são as previsões: se continuarmos preguiçosos e engordando como os americanos, em 2050, cerca de 30% dos adultos sofrerão de diabetes. Acima dos 65 anos, a proporção chegará a 50%.



Pesquisa: Dr.Drauzio Varella







DITOS POPULARES...


Sabe aqueles ditos populares que você usa no seu dia a dia?? 
Você já pensou de onde elas surgiram?? 

Achei muito curioso e gostei bastante, espero que vocês curtam também:

-Farinha do mesmo saco:


"Homines sunt ejusdem farinae" esta frase em latim (homens da mesma farinha) é a origem dessa expressão, utilizada para generalizar um comportamento reprovável. Como a farinha boa é posta em sacos diferentes da farinha ruim, faz-se essa comparação para insinuar que os bons andam com os bons enquanto os maus preferem os maus.

-Fazer nas Coxas:
A origem vem da época dos escravos, que usavam as próprias coxas para moldar o barro usado na fabricação das telhas. Como as medidas eram diferentes, as telhas saíam também em formatos desiguais. E o telhado, “feito nas coxas”, acabava torto.9

-Ficar a Ver Navios:
Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.

-Fila indiana:
Forma de caminhar dos índios da América que, deste modo, tapavam as pegadas dos que iam na frente. Fila de pessoas ou coisas dispostas uma após outra.

-Gatos-pingados:
Tem sentido depreciativo usando-se para referir uma suposta inferioridade (numérica ou institucional), insignificância ou irrelevância. Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo a ferver em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos. Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão "gatos pingados" passou a denominar pequena assistência sem entusiasmos ou curiosidade para qualquer evento.

-Guardar a Sete Chaves:
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí, começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" para designar algo muito bem guardado.

-Hora de a onça beber água:
O animal costuma fazer isso ao anoitecer, e, segundo a tradição indígena, esse é o melhor momento para abatê-lo.

-Jurar de Pés Juntos:
- Mãe, eu juro de pés juntos que não fui eu. 
A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.

-Lágrimas de crocodilo:
Os animais que vivem em água salgada, como focas e crocodilos, ajudam a eliminar o excesso de sal do corpo vertendo água salgada pelos olhos, pressionando o céu da boca com a língua. Ele chora enquanto devora suas vítimas.

-Levar o calote:
Calote é o diminutivo de calo. No séc. XVIII, era comum, nas feiras, o comprador abocanhar a oferta (calote) e ir embora sem comprar o produto oferecido. Daí “levar o calote” significa vender alguma coisa e não receber o pagamento.

-Lua-de-mel:
Há mais de 4 mil anos, os habitantes da Babilônia comemoravam a lua-de-mel durante o primeiro mês de casamento. Nesse período, o pai da noiva precisava fornecer ao genro uma bebida alcoólica feita da fermentação do mel. Como eles contavam a passagem do tempo por meio de um calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel. 

-Memória de Elefante:
O elefante lembra de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo. Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo tem memória de elefante.

-Motorista Barbeiro:
- Nossa, que cara mais barbeiro! 
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba mas, também, tiravam dentes, cortavam calos, etc... E por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XX, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão "coisa de barbeiro". Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de "motorista barbeiro", ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.

-Não Entendo Patavinas:
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.

-No tempo do Onça:
No início do Século 18, o Rio de Janeiro era governado por Luiz Vahia Monteiro, conhecido como “o Onça”. Ele tinha este apelido por ser extremamente severo e exigente. Durante o período em que governou o Rio, ele cumpria rigorosamente a lei e exigia que todos a cumprissem também. Os saudosos do governador Vahia Monteiro, ao assistirem o desleixo com que a cidade era administrada, viviam suspirando pelos cantos e dizendo: “Ah, no tempo do Onça que era bom!”. Por conta disto, a expressão “no tempo do Onça” passou a significar coisa antiga, algo de tempos passados.

-O Canto do Cisne:
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. Aexpressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.

-O Pior Cego é o que não Quer Ver:
Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.



New post by facebook
Fan page - Eu amo ler

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O MAPA DOS PÉS




A reflexologia é uma técnica de massagem nos pés, mãos e orelhas, em áreas que representam um órgão do corpo, e é considerada parte da medicina complementar. Ela relaxa o corpo e estimula a circulação deixando o corpo em equilíbrio.





CURIOSIDADES DO NOSSO CORPO


1. Se você estiver com a garganta doendo, aperte seu ouvido:
Pressionando os nervos do ouvido, ele vai gerar um reflexo imediato nos espasmos da garganta e alivia o desconforto

2. Para ouvir melhor utilize apenas um lado da orelha:
Se você está em um clube e não ouvir bem o que as pessoas estão dizendo, vire a cabeça e use apenas a orelha direita, uma vez que ela distingue melhor as conversações, enquanto a esquerda identifica músicas de som.

3. Para resistir à tentação de ir ao banheiro pense em sexo:
Quando não resistir à vontade de urinar e não tiver um banheiro por perto, pense em sexo. Isso vai entreter o seu cérebro e reduzirá o estresse.

4. Provoque tosses para reduzir a dor:
Um grupo de cientistas alemães descobriram que quando você espirra, aumenta a pressão no peito e coluna vertebral, inibindo, assim, dores na coluna.

5. Se você estiver com o nariz entupido:
Pressione o céu da boca e o nariz. Toque o céu da boca firmemente com um dedo, segurando o nariz abaixo das sobrancelhas. Isso permitirá que as secreções possam se mover e você volta a respirar.

6. Quando você tiver com azia, durma sobre seu lado esquerdo:
Isto cria um ângulo entre o estômago e do esófago, de modo que o ácido não pode passar para a garganta.

7. Quando um dente dói esfregue um cubo de gelo em sua mão:
Você deve passar um pedaço de gelo na área, em um "v" que tem entre o polegar e o dedo indicador contra a palma da mão. Isto reduz em 50% a dor, pois este setor está ligado aos receptores da dor da face.

8. Quando você se queimar, pressione o ferimento com um dedo:
Após a limpeza da área afetada, pressione com a mão sobre a queimadura, assim ela retornará a temperatura inicial e evitará bolhas. (Para pequenas queimaduras, apenas)

9. Quando você estiver bêbado:
Repouse a mão sobre uma mesa ou superfície estável. Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar o sentido de equilíbrio e evitará que tudo gire ao seu redor.

10. Ao correr, respire quando o pé esquerdo pisar o chão.
Isto irá prevenir sentimento de comichão no peito, porque se você respirar quando você coloca o pé direito, fará pressão no fígado.

11. Se sangrar o nariz, empurre com o dedo:
Se você deitar com o sangue escorrendo poderá se sufocar, por isso é melhor pressionar o dedo sobre o lado do nariz quando você tiver sangramento.

12. Para controlar o batimento cardíaco quando você está nervoso
Coloque o polegar na boca e assopre, isso irá ajudar seu coração parar de bater tão rápido a partir da respiração.

13. Para aliviar uma dor de cabeça quando você bebe água gelada:
Quando você beber algo congelado, resfria o paladar e o cérebro interpreta. Então você deve colocar a língua no céu da boca para retornar à temperatura normal.

14. Previna a falta de visão quando você está na frente do PC:
Quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a vista fica cansada e não consegue enxergar direito. Por isso, feche os olhos, contraia o corpo e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe. Remédio santo.

15. Desperte suas mãos e pés adormecidos movendo sua cabeça:
Quando você dorme, um braço ou uma mão, gire a cabeça de um lado para o outro e sentirás a dormência passar dentro de 1 minuto. Os membros superiores adormecem pela pressão sobre o pescoço. Igualmente para pernas e pés, leva alguns segundos.

16. Uma maneira fácil de prender a respiração debaixo d'água:
Antes de mergulhar, fazer respirações muitos rápidos e fortes para fazer o sangue ácido desaparecer, pois isso é que causa a falta de ar.

17. Memorize textos à noite:
Tudo o que você ler antes de dormir, o mais fácil de lembrar ...