Todos os veículos de comunicação da cidade de Itapoá anunciaram a cada hora as notícias atualizadas do acidente em São Francisco do Sul. Aconteceu na noite de ontem, dia 24/09/13. Toda a população foi informada na manhã seguinte por volta das 09:00 hs da manhã, isso nos mostra a falta de experiência geral em casos de acidentes desse porte. É preciso evoluir ou saber mais sobre esse assunto. Acesse os sites, leia os jornais, acompanhe de perto as notícias, dessa forma, passado o imenso tumúlto, nós podemos respirar mais aliviados e aprender e ensinar sobre emergências.
A DEFESA CIVIL ALERTA a todos os moradores da cidade que deverão inicialmente buscar seus filhos nas escolas e ficar em suas casas até novo comunicado, devido a explosão com vazamento de gás em São Francisco do Sul.
Assessoria de Imprensa da PMI
IMPORTANTE: Localidades da Figueira do Pontal e Pontal devem evacuar suas casas e dirigirem-se para a escola Frei Valentim. Demais localidades devem permanecer em alerta para necessidade de evacuação da cidade de Itapoá-SC. Qualquer mudança da atual situação será comunicada imediatamente no DIário de Itapoá.
Pessoas deixam suas casas em São Francisco do Sul por causa de fumaça tóxica.
Carga de fertilizantes explodiu e os bombeiros trabalham para evacuar as áreas das praias.
Uma equipe de Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil de São Francisco do Sul, e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte de Santa Catarina estão em operação para controlar um incêndio de grandes proporções no terminal marítimo na BR-280, em São Francisco do Sul.
Por volta das 23h da terça-feira, dia 24, o incêndio teria iniciado em uma carga de fertilizante. A situação é considerada grave já que o produto contém nitrato de potássio, considerado tóxico. Já há registro de pessoas intoxicadas no hospital da cidade e os casos mais graves estão sendo levados para hospitais de Joinville.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, a fumaça causa irritação na garganta, náuseas e em casos mais graves, insuficiência respiratória. Por isso a orientação é para que os moradores procurem locais arejados.
— Pedimos que as pessoas que sentirem alguma ardência nas vias aéreas que procurem lugares arejados — orienta a bombeira voluntária de São Francisco do Sul, Meri Costa.
Bairros afetados
De acordo com o Bombeiros Voluntários os bairros Paulas, onde fica o terminal, Reta, Peroba, Sandra Regina, no Forte foram afetados. Cerca de 80 moradores, entre eles cerca de 40 idosos, do bairro Paulas foram levados pelos bombeiros para o Colégio Estadual Santa Catarina, que fica no Centro da cidade.
Outras áreas podem ser atingidas se o vento mudar de direção.
Defesa Civil, Polícia Militar e bombeiros já montaram uma área de operação ao lado do terminal marítimo. Todos os envolvidos no controle do incêndio estão usando equipamento especial para não serem intoxicados.
Trânsito
Enquanto não há controle, a BR-280 está bloqueada ao redor da área atingida, perto do quilômetro 8. Também já é grande o fluxo de pessoas deixando São Francisco Sul, principalmente das área das praias.
Defesa Civil
Quarta, 25 de Setembro de 2013 10:26
A DEFESA CIVIL mantém o comunicado de que todos os moradores deverão ficar em suas casas e preparados para novo comunicado de EVACUAÇÃO da cidade.
Da Assessoria de Imprensa da PMI - Diário de Itapoá
No início da tarde governo havia declarado que fumaça não era tóxica. Em entrevista, secretário da Defesa Civil voltou atrás na declaração.
O secretário de Defesa Civil de Santa Catarina voltou atrás e reconheceu que a fumaça proveniente do incêndio em um depósito com carga de fertilizante em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina, é "levemente tóxica" e "moderadamente perigosa". Em comunicado divulgado no início da tarde desta quarta-feira (25), o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, informou que a fumaça não era tóxica.
Horas depois, em entrevista ao G1, ele explicou que houve um "incêndio químico", embora a causa do incidente ainda seja desconhecida. "O fertilizante entrou em uma reação química e produziu uma fumaça, como um fogo sem chamas", declarou. Conforme Hobus, o laudo da empresa exportadora dos fertilizantes apontou que o produto continha nitrato de amônia, amônia com hidrogênio e um pequeno percentual de potássio. Apesar da entrevista do secretário, o governo divulgou nova nota às 17h13 em que não faz nenhuma menção a toxidade da fumaça.
De acordo com o professor Nito Angelo Debacher, doutor em Química e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o nitrato de amônia ao entrar em contato com o calor gera o gás amônia, que é tóxico. "Se tem amônia no gás, com certeza é tóxico. A fumaça estava muito densa. Eu não recomendaria ninguém a respirar aquilo", disse ele, em entrevista ao G1 no começo da tarde, contrariando a afirmação anterior do governo.
Do site G1, com adaptação do Diário de Itapoá.
Aulas nas escolas da rede estadual de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva estão suspensas até sexta feira.
Quarta, 25 de Setembro de 2013 18:24
A Gerência Regional de Educação de Joinville informa que estão suspensas até esta sexta-feira (27), as aulas nas escolas da rede estadual de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. A medida preventiva visa evitar a exposição de pessoas à fumaça causada por um acidente ocorrido na noite desta terça-feira (24), em um depósito no bairro Paulas em São Francisco do Sul. Uma carga de fertilizante à base de nitrato de amônio explodiu em um galpão a dois quilômetros do Porto daquela Cidade.
De Glaene Vargas, da Assessoria de Imprensa da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville, com adaptações do Diário de Itapoá.
Acompanhe as notícias atualizadas em rede nacional, através da radio comunitária e via internet. Todos os sites informam você sobre o acidente trágico de hoje. Um grande susto para todos, até o momento não temos informação ou notícia de vítimas fatais. Mantenha-se informado!
A fumaça que cobre boa parte do céu de São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, não deve ser solucionada ainda nesta quarta-feira, como informou o secretário Milton Hobus, da Defesa Civil de Santa Catarina. Segundo ele, um engenheiro químico e o laudo da empresa exportadora do produto classificaram o nitrato de amônio como "moderadamente perigoso e tóxico".
Diário Catarinense — Como se chegou a classificação de "moderadamente tóxica"?
Milton Hobus — Conversamos com um engenheiro químico, recebemos um laudo que veio da empresa exportadora do produto e fomos informados da composição química da certificação de entrada. O laudo diz que essa substância é moderadamente perigosa, que se inalada ou ingerida pode causar problemas, inclusive envenenamento.
DC — Por que os bombeiros trabalharam a noite toda sem máscara?
Hobus — Nós não sabíamos das consequências desse produto, por isso os bombeiros trabalharam a noite inteira sem máscara. A gente só sente um cheiro um pouco estranho, e esse engenheiro tinha nos dito que a amônia em si não é tóxica, e que ela só tem um porcentual de potássio, que é tóxico. Por isso recomendaram a distância de 800 metros e evacuamos dois quilômetros. O problema é que tem uma reação química porque temos uma mangueira trabalhando e a água potencializa o volume da fumaça. E ainda tem gente mais sensível à fumaça.
DC — E como será o tratamento para esses profissionais e à população que inalou à fumaça?
Hobus — Já estamos trabalhando com mais 200 bombeiros se revezando e vamos ter toda uma condição de trabalho diferenciada. Quem ficar mais próximo ao evento irá receber todas as proteções devidas. Mas por enquanto ninguém está entrando lá dentro, achamos que tem 300 graus de temperatura. As pessoas terão atendimento completo nos hospitais, se necessário, mas a situação já foi controlada.
DC — E quanto tempo ainda para a fumaça para ser expelida?
Hobus — Os bombeiros estão arrebentando as telhas e tirando muito material para encontrar o real foco do incêndio. Eles têm que atingir por dentro da pilha de fertilizante para injetar água dentro dela para não ter mais fumaça. Não começamos isso ainda e não há previsão, mas deve ser na quarta-feira à noite. O procedimento deve demorar pelo menos 12 horas. Vamos esperar o posicionamento dos equipamentos.
Diário Catarinense
Novo Comunicado Defesa Civil
A DEFESA CIVIL mantém o comunicado de que todos os moradores da cidade deverão ficar em suas casas, com portas e janelas fechadas. Não há necessidade de deslocamento para outra da cidade. Informações da Defesa Civil Estadual é que se não se trata de gás tóxico, apenas oxidante. De qualquer forma, as pessoas têm que evitar inalar essa fumaça, pois ela provoca irritação.
Porto Itapoá: Atividades voltam a normalidade:
Informamos que o Porto Itapoá já começou a retomar suas operacões na tarde desta quarta-feira (25/9). A operação integral das atividades do Terminal devera ser normalizada efetivamente as 19hs de hoje.
A suspensão preventiva da operação foi adotada em função do acidente em um terminal de fertilizantes em São Francisco do Sul.
Vamos aguardar e procurar saber sempre mais e mais... e a poluição?
Renan Canuto publicou
Amigos de São Francisco do Sul,
As conseqüências deste incidente podem trazer sérios riscos à saúde da população Francisquense, assim como problemas ambientais. Como Gestor Ambiental não poderia de deixar de me manifestar a respeito do ocorrido, Trabalho a mais de um ano com monitoramento de emissões de poluentes atmosféricos. As reações adversas destacadas na reportagem da rede globo são decorrentes do contato in natura com o produto. Porém, a geração de compostos secundários provenientes da queima dos produtos presentes na empresa Global Logística, principalmente o Nitrato de Amônia, acarreta a geração de óxido nitroso “N2O” ou também conhecido como gás hilariante, entre outros compostos. O “Nitrato de Amônio” é prejudicial à saúde humana, pode causar irritações nos olhos, na pele e no trato respiratório. Esta substância pode afetar o sistema circulatório “sangue”, devido ao íon nitrato, podendo causar uma doença chamada de meta hemoglobinemia, ou doença do bebê azul, dependendo do tempo de exposição ao poluente. Além de ser um gás cáustico, que em alguns casos, dependendo da concentração e exposição, pode causar danos consideráveis nos pulmões, podendo até ser letal.
Esta “fumaça” também trará sérios danos ambientais através da imissão de poluentes, como: contaminação do solo, contaminação de fauna e flora local e contaminação de corpos hídricos da região. Portanto, é preciso que haja cautela na ingestão de alimentos, como: frutas, verduras e legumes que tiveram contato com este poluente “fumaça”, na necessidade de ingestão é preciso lavar estes alimentos. A contaminação dos corpos hídricos trará sérios danos em longo prazo para a população. É preciso neste momento que a empresa de saneamento e abastecimento de água da cidade se manifeste a respeito. Pois esta terá que adotar um plano de monitoramento da qualidade da água servida para a população. Lembrando que o tratamento convencional não retira esses poluentes da água, é preciso o uso de tratamentos específicos para sua purificação.
Antes de qualquer avaliação técnica mais precisa é necessário que toda a população tome todos os cuidados a respeito deste incidente. Lembre-se, dificilmente veremos as redes de notícias trazerem informações contundentes a cerca dos reais problemas que decorrem deste incêndio, por diversos motivos. Contatem pessoas especializadas em suas faculdades, trabalhos, etc.
A precaução é a melhor atitude neste momento.
Mantenha-se informado, é fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário