As goji berries são bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete.
Saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais, salada de frutas, batidos, etc. São vendidas secas, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40º.
Embora Goji seja uma novidade na cozinha ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8.000 ervas e alimentos que fazem parte da medicina tradicional chinesa, as goji berries são consideradas a erva-alimento número 1.
As goji berries contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no nosso dia a dia e tão concentradas em nutrição, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenômeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.
Informação nutricional:
As goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta:
São uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.
Contêm até 21 minerais de traço, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selénio e fósforo.
Contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.
E também polisacarídeos, que fortificam o sistema imunológico ,sendo um dos elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento das goji berries.
Usos tradicionais:
Na medicina tradicional chinesa, as goji berries têm sido consideradas um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até a idade de 252 anos (1678-1930), consumia goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.
Benefícios e possíveis efeitos medicinais:
Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das goji berries, especialmente devido às suas propriedades antioxidativas, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anticancerígenas.
É uma fruta antienvelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso, por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando praticamente impossível quem as consome apanhar resfriados ou gripes.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. Os resultados são prometedores.
Mas o melhor de tudo nas goji berries é que elas têm a propriedade de fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem as chame de happy berry ou smiling berry.
Como usar:
Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, misturando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Pode ser usada para qualquer receita culinária.
Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão cheia. Mas elas são tão saborosas que você não vai resistir a comer quantidades maiores.
Fonte:Nutrir-me (texto adaptado)
www.curapelanatureza.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário