MULHERES ESPECIAIS NA HISTÓRIA
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia especial para todas as mulheres...
O Dia Internacional da Mulher foi criado a partir da 2ª Conferência de Mulheres Socialistas realizada em Copenhagen em 1910. Mas somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O 8 de março é uma data de mobilização e de luta das mulheres pela conquista de seus direitos e por reivindicações por melhores condições de vida e de trabalho.
A data é uma homenagem a 129 operárias têxteis de New York (EUA), que diz-se morreram queimadas quando a fábrica em que trabalhavam foi queimada durante uma greve em que elas reivindicavam melhores salários diminuição da jornada de trabalho, tratamento digno dentro do ambiente de trabalho para a categoria.
A cor lilás que caracteriza a luta do movimento de mulheres é a cor da última partida de tecidos que as operárias preparavam, essa cor marca, portanto as bandeiras de luta de todas as mulheres no mundo.
OBJETIVO DA DATA
Na maioria dos países objetiva-se discutir o papel da mulher na sociedade atual com o objetivo de minimizar as desigualdades que ainda hoje as mulheres são submetidas tais como violência, jornada excessiva de trabalho dificuldades e desvantagens na carreira profissional.
51,2 - População brasileira.
85,4% - Vivem em áreas urbanas.
42,7% - Da população economicamente ativa dos pais.
50,3% - Dos empregos no Brasil.
62% - Dos Diplomas Universitários.
40% - Menos na média salarial.
9% - Dos cargos executivos.
51% - Do total de mulheres brasileiras são, negras, pardas, mestiças, índias.
10% - Do total de mulheres de Santa Catarina são negras.
400 Mil mulheres em Santa Catarina são Chefes de Família.
2 Milhões de brasileiras sofrem algum tipo de violência a cada ano.
COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO E IMENSA CORAGEM SEGUIMOS AVANTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário