ITAPOÁ/SC EVOLUINDO PARA UM FUTURO MELHOR
O que era considerado desumano pela população de Itapoá, encontrou um caminho com HUMANIZA SUS e a solução surgiu com os gestores abraçando a causa.
Todos, de mãos dadas, buscando melhorar sempre e contribuir para a condição dos profissionais, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.
O Projeto EVOLUÇÃO – QUALIDADE E QUANTIDADE apresentado aos gestores do município e aprovado em reunião por todos, em março de 2012, será publicado no Jornal dos Agentes Comunitários do Brasil.
CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde
MNACS - Mobilização Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
ESF – Estratégia Saúde da família
Itapoá, 15 de Março de 2012.
A/C: Enfermeira(o) responsável
C/C: Gestores
Projeto: Evolução – Quantidade e Qualidade – Produção
Nós Agentes Comunitárias de Saúde do Posto de Saúde de Itapoá, apresentamos através dessa, nosso projeto EVOLUÇÃO, com a intenção de melhorar a condição do trabalho que fazemos para a comunidade. Em foco as visitas domiciliares, à nossa prioridade. Como é sabido, a quantidade e a qualidade caminham juntas e para que isso possa acontecer em todas as microáreas.o empenho,a presença precisam ser bem maiores, melhores, com mais dedicação, logicamente.
Após contato via internet com muitas agentes de outros estados, através da Mobilização Nacional das Agentes Comunitárias, pesquisamos a rotina nas grandes cidades urbanas e também litorâneas e constatamos que também podemos evoluir ou melhorar a nossa rotina.
Todos os Agentes Comunitários se reúnem nos postos de origem, todas as manhãs, batendo o cartão, fazendo planejamento, alterações, reuniões de equipe, entre outros trabalhos burocráticos necessários. Após esse momento, saem para suas microáreas e não retornam ao posto de saúde nesse dia. Com exceções que acontecem naturalmente, como programas nas escolas, para gestantes e outros grupos especiais, ou por solicitação da enfermeira chefe de cada posto.
Para o trabalho diário em visitas domiciliares é atualmente usado o caderno de assinaturas dos pacientes, onde todos assinam e nós registramos nossas visitas, problemas, pendências, e soluções a serem resolvidas posteriormente. Esse registro com assinatura, é um comprovante de trabalho e muito útil para a contagem na hora do relatório de produção, SIAB.
Nossa presença no final de todos os dias no ESF, não é necessária, sendo somente para registrar o horário de final de expediente. Sem falar que acabamos sempre nos envolvendo com outras tarefas.Podemos comprovar nosso trabalho diariamente.
Independente da distância das microáreas, é com toda certeza um tempo perdido e desnecessário. Gostaríamos que nosso projeto de evolução e humanização fosse considerado e analisado, pois todos ganham com isso. As famílias passam a receber mais atenção e nós teremos melhor desempenho, melhor produção e o valor das visitas será com certeza bem maior, pois tudo isso vai gerar uma produtividade real e um trabalho prestado com humanização. Já é tempo de evoluir, entrar e sair correndo não é nossa intenção, mas sempre acaba acontecendo a tal da pressa.
Será que isso é possível?
Porque aqui não?
Nosso trabalho é nas ruas, nas casas, junto a comunidade e pode melhorar, seguindo exemplos de outros lugares.
Nossa realidade precisa de melhorias sim, e aqui está nossa participação na tentativa de andar para frente, resolver problemas, ajudar.
Todas nós queremos colaborar e por esse motivo pedimos a colaboração e participação ao que diz respeito a esse nosso projeto.
Estamos de comum acordo ao expressar nossas idéias e pedimos no momento a avaliação e quem sabe um dia a aprovação.
Agradecemos a atenção dispensada,
Marilis Metzenthim _________________________
Gisele Bridaroli____________________________
Sandra Pitz________________________________
Ilze Body__________________________________
Terezinha Czarneck_________________________
Izabel Peres Palmas_________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário