sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

HANSENÍASE TEM CURA


Quanto mais cedo os sintomas são percebidos, maiores são as chances de uma recuperação sem sequelas. Leia mais... 




INFORMAÇOES GERAIS SOBRE A DOENÇA- O QUE TODOS DEVEM SABER


1. Qual a classificação da hanseniase?

A hanseníase, para fins de tratamento, pode ser classificada em:
• Paucibacilar – poucos bacilos -: até 5 lesões de pele
. Multibacilar – muitos bacilos -: mais de 5 lesões de pele.


2. Quais os sinais e sintomas?

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou   alteração de sensibilidade.
• Área de pele seca e com falta de suor;
• Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;
• Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade ao calor, dor e tato.
 A pessoa se queima ou machuca sem perceber;
• Sensação de formigamento (Parestesias);
• Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés;
• Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
• Úlceras de pernas e pés.
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
• Febre, edemas e dor nas juntas.
• Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
• Ressecamento nos olhos.
Locais do corpo com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas

3. Como se transmite?

A transmissão se dá entre pessoas.  Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.
O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem porque a maioria tem capacidade de se defender contra o bacilo.
O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar.
Importante: Assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.
Ela não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar e pode manter relações sexuais com seu parceiro ou parceira.


4. Quais são os fatores de risco para a hanseníase?

Apesar de muitas pessoas contraírem o bacilo poucas adoecem. Isso porque a maioria das pessoas tem boa resistência ao mesmo.
Situações de pobreza como precárias condições de vida, desnutrição, alto índice de ocupação das moradias e outras infecções simultâneas podem favorecer o desenvolvimento e a propagação da hanseníase.
Esta doença pode atingir pessoas de ambos os sexos em qualquer idade em áreas endêmicas. Entretanto, é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada, adoece.


5. Qual o período de incubação?
          Em média de 2 a 5 anos.


6. Como as pessoas podem suspeitar que estão com hanseníase?

Os sinais e sintomas mais freqüentes da hanseníase são manchas e áreas da pele com diminuição de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.


7. Como confirmar o diagnóstico?

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico por meio de exame clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados na observação de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.


8. Como é o tratamento da hanseníase?

O tratamento específico é encontrado nos serviços públicos de saúde e é chamado de poliquimioterapia (PQT), porque utiliza a combinação de três medicamentos. Os medicamentos utilizados consistem na associação de antibióticos, conforme a classificação operacional, sendo:
• Paucibacilares: rifampicina, dapsona - 6 doses em até 9 meses;
• Multibacilares: rifampicina, dapsona e clofazimina – 12 doses em até 18 meses;

O paciente vai ao serviço mensalmente tomar a dose supervisionada pela equipe de saúde, e pegar a medicação para as doses que ele toma diariamente em casa.
A regularidade do tratamento e o início mais precoce levariam a cura da hanseníase mais rápida e segura. Informe-se!


Pesquisa: Portal da saúde

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!

             
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E
CAIA NA FOLIA COM SAÚDE!
















































quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ESTOU SEM TEMPO


Não existe isso de “estou sem tempo” 

Temos tempo todos os minutos, todos os dias para o que quer que seja. Temos tempo para aquilo que a gente prioriza. A verdade é bem essa, porque somos donos do nosso tempo, é preciso administrar para viver melhor. Larga mão da correria! 
No trabalho, em casa, na vida pessoal, compromissos...


Já percebeu que estamos sempre tentando transformar o tempo em algo mais concreto?
Temos relógios para contar as horas e os minutos, fazemos agendas para visualizar nossos compromissos, temos calendários para localizar em que dia estamos ou quanto tempo falta para uma data especial. A verdade é que essas estratégias que tornam o tempo mais visível servem de apoio para a nossa organização.
Pelo menos é assim que deveria ser!

Essa organização não deve tornar seu cotidiano engessado, muito pelo contrário: vai lhe apoiar a ter mais tranquilidade, abrir mais tempo para se dedicar ao que é realmente importante e, por consequência, conquistar mais qualidade de vida.








Uma dica prática e simples para dimensionar e administrar melhor seu tempo: 

USE O BOM E VELHO CALENDÁRIO

Costumamos ter alguns compromissos mensais e até anuais, não é verdade? Uma prova marcada com antecedência, festas e eventos, contas a pagar ou o aniversário de alguém. Para visualizar melhor seus compromissos, faça ou compre um calendário com espaço para escrever, como uma planilha, onde você possa registrar os compromissos básicos mensais. Para o calendário funcionar de verdade, no entanto, não basta só escrever, é preciso consultar e tê-lo sempre à vista. Assim você vai ter a visão do todo.

FAÇA O SEU PLANEJAMENTO SEMANAL

Faça isso antes mesmo de começar a semana. Precisamos visualizar esse panorama dos compromissos semanais para ter noção das metas a atingir, como reorganizar o tempo em caso de imprevistos (não conseguiu cumprir aquela tarefa na terça-feira, então qual outro dia pode fazer isso? Veja sua agenda!



ORGANIZE CADA DIA

O registro diário é a organização imediata do tempo, definindo o que é necessário fazer hoje mesmo. Também aqui, na organização diária, veja o todo e as partes. Registre uma determinada tarefa e as ações relacionadas a ela.


Exemplo:
10h - Tarefa: Reunião de trabalho

Ações: 
Pedir que a Maria leve o formulário X
Checar se os materiais estão todos disponíveis
Telefonar para o José e confirmar presença

Dessa maneira, você se prepara melhor, organizando o antes, o durante e o depois, tendo uma visão muito mais palpável do seu tempo.
No início isso vai exigir de você algum tempo? Sim, vai. Você vai precisar, inicialmente, dedicar pelo menos 30 minutos para fazer a sua agenda semanal. Depois, com o tempo, fica tão natural... E, com certeza, o tempo que você ganhará com esse planejamento vai ser muito maior e com muito mais qualidade.
Vale a pena se organizar para aproveitar melhor o seu tempo, no trabalho, em casa, na vida pessoal e todos os seus compromissos.  Experimente e verá como vai ser um UFA para você.



VOCÊ PODE SAIR CANTANDO...KID ABELHA, NADA SEI!

Nada sei desse mar
Nado sem saber
De seus peixes, suas perdas
De seu não respirar...

Nesse mar, os segundos
Insistem em naufragar
Esse mar me seduz
Mas é só prá me afogar...

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto o tempo me deixar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada...
Lá,lá lá...



Epa! Epa!Epa!

"EU ESTOU SEM TEMPO PARA PUBLICAR
AS POSTAGENS  AQUI.
CLARO QUE VOU COLOCAR COISAS NOVAS 
MAS NÃO SEI COM QUE FREQUENCIA,
SEMPRE,  QUANDO EU PUDER ...
POSTAR NOVAS DICAS, NOVOS TUTORIAIS, NOVOS WALLPAPER,
E ASSIM POR DIANTE... É QUE EU ESTOU SEM TEMPO!!!"

(é só um exemplo de como seria)



VAMOS ACABAR COM ESSA CORRERIA...SAÚDE!


Fonte de pesquisa: Juliana Garcia - Master Coachin



O ESCORPIÃO





Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

- Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:

- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal,  apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso...

É problema deles!



Fonte: Biografias S. Lopez

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PEDALAR... UM BOM COMEÇO!


Andar de bike emagrece, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress e deixa a gente feliz. O melhor é que, além de fazer bem para o corpo e para a cabeça, preserva o meio ambiente e garante um futuro melhor. Então, força no pedal: use a bicicleta como meio de transporte alternativo e descubra um jeito delicioso de entrar em forma e salvar o planeta.







Sabe aquele dilema: "É melhor casar ou comprar uma bicicleta?" Se quer ficar em forma, levantar o astral e colaborar com o planeta, aposte na segunda opção. Pedalar é tudo de bom para deixar o corpo malhado e a mente tranqüila. Sem contar que a bike não polui o ambiente e não faz barulho, garantindo um mundo melhor. 

É verdade que andar de bicicleta nas  cidades brasileiras não é fácil, porque falta infra-estrutura. Mas tudo está melhorando: um bicicletário aqui, uma ciclovia ali... A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estima que mais de 24 milhões de pessoas pedalam todos os dias. Dessas, cerca de 53% usam a bike como meio de transporte.
Tem bastante gente descobrindo que:

Circular por aí de bicicleta é uma mão na roda. 

 "Você  não precisa pedalar quilômetros e quilômetros para obter benefícios. Indo de bike até a padaria diariamente, por exemplo, seu fôlego melhora e você ganha mais ânimo. Além disso, cada pedalada representa uma contribuição e tanto para a economia de poluentes na atmosfera", garante Marcelo Hendel, professor de educação física e especialista em treinamento de mountain bike, de Campinas (SP).
Portanto, tire a bicicleta da garagem e também adote essa idéia. 

Você vai sentir que o mundo de cima de uma bike é muito mais divertido, experimente!


1. Emagrece

Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 calorias por hora (para uma mulher com 60 quilos). 

2. Aumenta o fôlego

Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.

3. Deixa as pernas torneadas

A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto, nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.

4. Exercita a cabeça

O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. 

5. Economiza dinheiro

Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.

6. Alivia o stress

Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição. 

7. Ajuda a salvar o planeta

Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2 ). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Esse gás, quando presente na atmosfera, forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço, criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bike, você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído. 

8. Previne doenças

Se pesquisar a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias de tantos estudos que existem... Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrugem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.

9. Dribla os congestionamentos

A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta com os motoristas...existem leis e deveriam ser respeitadas por todos!!!

10. Facilita conhecer a cidade

Presa dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentada na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.

Enfim, dá para ficar bem mais feliz!




Fonte: Revista Boa Forma










segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BOA FORMA - EXERCÍCIOS - SAÚDE !!!




Atividade Física, coragem,
perda de peso,perseverança,
educação alimentar... vamos com tudo!!!




Nós todas estamos empenhadas, tentando sempre, com o apoio da Professora Marisa Zanetti, vamos?





Sempre é bom saber um pouco mais... Leia essa publicação do mundo verde!


O tal óleo de cártamo...

O óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta chama Carthamus tinctorius L. , conhecida como açafroa, uma planta rústica e resistente a climas secos, altas temperaturas e ventos fortes.

As sementes dessa planta são ricas em ácido linoleico (ômega 6), que representa aproximadamente 70% de sua composição e ácido oleico (ômega 9), que representa 20% de sua composição. Segundo estudos, o consumo deste óleo ajuda o organismo a “queimar” a gordura acumulada, além de estimular a liberação de substâncias relacionadas à sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

O ácido graxo monoinsaturado, ômega 9, presentes no óleo de cártamo podem auxiliar no aumento da produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade. Assim o óleo de cártamo é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário, contribuindo para a perda de peso. 

Já o ácido linoleico, ômega 6, tem a capacidade de inibir uma enzima chamada lipase lipoproteica, que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais expressiva a atividade desta enzima, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas, e consequentemente, o acumulo de gordura aumenta. Bloqueando a ação da lípase lipoproteica, a transferência de gordura para o interior das células também fica inibida, o que obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia durante a atividade física, estimulando a lipólise. 

Além disso, por ser um óleo de origem vegetal é riquíssimo em vitamina E, que possui ação antioxidante neutralizando os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele. 

Um estudo realizado com ratos demonstrou que o óleo de cártamo “potencializa” a ação da serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. 

Portanto, o óleo de cártamo pode atuar como um auxiliar na perda de peso e gordura localizada. Vale destacar que seu consumo deve estar associado com a prática regular e orientada de atividade física. 

Para que tenhamos bons resultados na perda de peso, além do consumo de suplementos e atividade física é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada que priorize o consumo de cereais integrais, frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos.



Cuide - se bem!!!





Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde




SINCERA

Assim diz a lenda...

.


A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos...


Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto, um colar, uma pulseira ou um dado que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:

- Como é lindo! Parece até que não tem cera!

"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.


Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração.


SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... 

E essa é uma palavra que deveria estar no "vocabulário de toda alma."

(Malba Tahan)

domingo, 20 de janeiro de 2013

LEISHMANIOSE VISCERAL (CALAZAR)





Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.


Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Entre eles destacam-se os testes sorológicos (Elisa e reação de imunofluorescência), e de punção da medula óssea para detectar a presença do parasita e de anticorpos.
É de extrema importância estabelecer o diagnóstico diferencial, porque os sintomas da leishmaniose visceral são muito parecidos com os da malária, esquistossomose, doença de Chagas, febre tifóide, etc.

Tratamento
Ainda não foi desenvolvida uma vacina contra a leishmaniose visceral, que pode ser curada nos homens, mas não nos animais.
Os antimoniais pentavalentes, por via endovenosa, são as drogas mais indicadas para o tratamento da leishmaniose, apesar dos efeitos colaterais adversos.

Em segundo lugar, está a anfotericina B, cujo inconveniente maior é o alto preço do medicamento. Uma nova droga, a miltefosina, por via oral, tem-se mostrado eficaz no tratamento dessa moléstia.

A regressão dos sintomas é sinal de que a doença foi pelo menos controlada, uma vez que pode recidivar até seis meses depois de terminado o tratamento.

Recomendações

* Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer;

* Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo;

* Cuide bem da saúde do seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas próximas e outros animais não diretamente, mas por meio da picada do mosquito vetor da doença, quando ele se alimenta  do sangue infectado de um hospedeiro e inocula a Leishmania em pessoas ou animais sadios que desenvolvem a doença;



* Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde.



Fonte: Dr. Drauzio Varella



PEDRAS PRECIOSAS...




Cada mês do ano é representado por uma pedra preciosa!
Descubra abaixo qual é a sua.



JANEIRO
Granada
As mais comuns são as vermelhas, mas existem outras tonalidades mais raras. O interessante desta pedra é que ela estimula o vigor e a vitalidade, além de agir como estimulante sexual.

FEVEREIRO
Ametista
A sua cor é oriunda de traços de ferro e de manganês; embora não seja muito rara, possui uma beleza singular!

MARÇO
Água-Marinha
Sua tonalidade é linda, de um azul transparente que transmite calma. Essa pedra tem o poder de manter o equilíbrio eletroquímico do corpo e é considerada sagrada.

ABRIL
Diamante
Pedra preciosa de Vênus, utilizada como adorno desde a Antiguidade. Diz a lenda que as lágrimas de Potira, derramadas pela morte do seu marido, o índio Itagibá, se misturaram à areia do rio, e seu sofrimento foi tão grande que impressionou o Deus Tupã. Então, para que todos se lembrassem desse grande amor, Tupã transformou suas lágrimas em diamantes. Por isso ela é a pedra que mais representa o amor, a sua força, a sua eternidade.

MAIO
Esmeralda
De cor verde profundo, ligeiramente azulado. É uma gema relacionada ao amor, à confiabilidade e à fidelidade. Acredita-se que nela reside a eterna beleza de Vênus, sendo portanto utilizada por mulheres fortes e vaidosas!

JUNHO
Pérola
As pérolas são classificadas como gemas orgânicas, não possuem origem mineral e são produzidas por seres vivos. As pérolas simbolizam a modéstia, a castidade e a pureza. São muito utilizadas para representar um casamento feliz, uma ferida curada, pois somente uma ostra ferida pode produzir uma linda pérola.

JULHO
Rubi
O rubi deve seu nome à sua cor vermelha, coloração que provém de uma delicada combinação de ferro e cromo. Essa é outra gema cercada de lendas; por causa da sua cor, acredita-se que está associada ao sangue, favorecendo o amor, a beleza e o sucesso.


AGOSTO
Peridoto
O peridoto faz parte do grupo das olivinas, sua tonalidade é verde-lima vivo, castanha ou verde azeitona. Por ser uma pedra conhecida desde 1.500 a.C, alguns pesquisadores acreditam que Cleópatra não usava esmeraldas, e sim peridoto, dado o período em que a esmeralda foi descoberta. No esoterismo, ele é utilizado para libertar a mente de pensamentos invejosos e aumentar a clareza, a paciência e a emoção mais positiva!

SETEMBRO
Safira
No passado, o nome safira designava um conjunto de pedras azuis.  Embora a safira mais valiosa seja a azul com tons violeta, essa não é sua única cor. A pedra é muito admirada no budismo, na igreja cristã e pelos hindus que consideram as safiras a união da humanidade com o céu.

OUTUBRO
Opala
Essa pedra apresenta uma particularidade, chamada opalescência, em que diferentes cores podem surgir simultaneamente quando a gema é movimentada. Conta a lenda que a opala nasceu dos pés do criador, quando ele desceu de um arco-íris para trazer a mensagem de paz.

NOVEMBRO
Topázio
Gema conhecida há mais de 2.000 anos, composta por silicato de alumínio que se apresenta na forma de cristais de cores variadas, podendo ser: amarelos, laranjas, marrons, róseas, salmão, vermelhos, azuis, brancos ou, até mesmo, incolores. O topázio é associado à beleza feminina e à longevidade.

DEZEMBRO
Turquesa
Pedra de cor azul-céu, foi apreciada por milhares de anos como uma pedra sagrada, capaz de trazer boa sorte. Dentre as diversas variedades, as gemas mais valorizadas são as compactas e de cor azul-celeste, pois ela abre uma conexão direta entre o céu e o mar.



Fonte: Planeta em que habito

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TABULE



Apesar de ser uma receita árabe, o tabule casa muito bem com outros pratos de várias cozinhas do mundo.
Vale experimentar esta receita.




         Ingredientes:

4 unidade(s) de tomate picado(s)
1 xícara(s) (chá) de trigo para kibe
1 unidade(s) de cebola picada(s)
1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
1/4 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
1/4 xícara(s) (chá) de hortelã picada(s)
alface lisa
pepino
suco de limão
sal
azeite


Sem falar que é super saudável!




Receitas: Cybercook



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PARA VOCÊ QUE APOIA NOSSO BLOG

O QUE NÓS QUEREMOS?



ALIMENTAR A CRIATIVIDADE,  A COMUNICAÇÃO, COM INOVAÇÃO,  INTEGRAÇÃO E 

PRINCIPALMENTE INCENTIVAR  A TECNOLOGIA QUE ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS.

É UM CAMINHO SEM VOLTA... COISA MODERNA!!!


VEJAM SÓ QUE  MOTIVADOR ESSE VÍDEO QUE POSTAMOS PARA OS VISITANTES DO

NOSSO BLOG, ESPERAMOS QUE GOSTEM!



                       



ESTAMOS EVOLUINDO,TROCANDO EXPERIÊNCIAS, CONHECIMENTOS, INSPIRADOS NA 

PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO DE TODOS OS INTERESSADOS.

É DESSA FORMA QUE CONSEGUIMOS CONQUISTAR MELHORES RESULTADOS E 

MOTIVADOS,  ALCANÇAMOS  OBJETIVOS QUE ENVOLVEM A SAÚDE DE TODOS NÓS.

A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL NESSE PROJETO E ESTAMOS AQUI HOJE PARA

AGRADECER E DESEJAR SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE!!!





ESF - Estratégia Saúde da Família
UBS - Unidade Básica de Saúde






SUCO DE ABACAXI, PÊRA E GENGIBRE



O verão está com tudo e não dá pra descuidar da SAÚDE!!!

Nesta época do ano, principalmente, é importante repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e não há maneira mais gostosa que preparar um suco refrescante, não acha?


Ingredientes:

1/3 de abacaxi picado e gelado 
1 pera picada e gelada 
1 pedaço pequeno de gengibre sem casca
200 ml de água de coco gelada 


Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.


Rendimento: 

2 porções
Valor calórico por porção: 54kcal








Colaboração: Netinha Rodrigues








segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PAPEL ALUMÍNIO IMPORTANTE!








O papel alumínio é largamente utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece da forma incorreta. Vejo pessoas usando-o direto nas mais variadas mídias e também em seu dia-a-dia.
É que os usuários tendem a colocar o lado brilhante virado para fora pois deixa o visual do prato mais bonito.
O lado mais brilhante é assim porque na laminação do alumínio entram duas folhas contrapostas nos cilindros ficando um dos seus lados mais liso e brilhante e outro mais rugoso e fosco. O liso oferece menor aderência.
O alumínio é altamente tóxico, tendo que ser combatido nos solos com o uso do calcário e, mesmo em baixas concentrações, é tido com o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo e um grande alavancador do Mal de Alzheimer, segundo alguns relatos, inclusive fomentando sua aparição precoce. Na dúvida não custa prevenir. 

Como usá-lo?

Além de usá-lo com o lado brilhante voltado para o alimento, deve-se evitar dar mais de uma volta no alimento, pois na segunda volta em diante os líquidos que gravitarem entre as camadas poderão ser ´poluídos´ com o alumínio e voltarão para a nossa receita. Assim é importante fazer a finalização em forma de trouxa que deve ficar situada na parte superior, para evitar esta comunicação dos caldos do alimento com a parte ruim do papel-alumínio.
Pode-se usar o papel celofane (muito usado em churrascos) e para quem puder usar folha de bananeira, couve ou taioba.

Sobre as panelas de alumínio

Na minha cozinha é expressamente proibida a areação de panelas na parte de dentro, pois quando isto acontece, toda vez que cozinhamos algo estamos também incorporando o temível alumínio à nossa receita.
Quando isto acontece por alguma pessoa desavisada ou quando a panela ou caneca é nova, fervo algumas cascas de ovo na panela cheia de água, para elas liberarem o carbonato de cálcio, que vão impermeabilizar nossa panela, dando a segurança (como a de boas práticas e segurança alimentar) que necessitamos para nós mesmos e para as pessoas que mais amamos, nossa família e nossos amigos.

Afinal de contas que mal há em prevenir?





Ricardo Penna - Escritor e consultor gastronômico
Colaboração: Eliana Frigo da Silva




domingo, 13 de janeiro de 2013

DICA DE REPELENTE CASEIRO - OBA!!!

CRAVO NO LIMÃO 






Esta dica é ótima para quem faz as refeições ao ar livre, na churrasqueira, na varanda, no jardim...

Cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos!!!
Um repelente eficiente e barato e que funciona!
É um repelente de mosquitos, moscas e espalhado por superfícies também espanta  formigas.

Enterre alguns Cravos em meio Limão.
Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Use também na geladeira para afastar maus odores. 



E mais...


E funciona como aromatizante de ambientes também...hummmmm









Margarete Camargo
Departamento de Fitossanidade
FCAV-UNESP





terça-feira, 8 de janeiro de 2013

APROVEITE MELHOR O SEU DIA!!!



 Acorde 15 minutos antes... 

Assuma o controle do seu tempo, se organize...

Temos o costume de listar milhares de tarefas inconscientemente e deixando com que as obrigações sejam deixadas de lado por tarefas menores, fazendo com que nosso tempo livre se esgote por pequenas coisas.
Quando você encara o período da manhã de forma mais racional, você controla o seu tempo.

Planeje quando e como você fará suas atividades, desde as mais simples até as mais complexas.

Quem diz que “não tem nem tempo para pensar” precisa rever essa afirmação.
Comprometa-se com suas metas em cada minuto da sua vida, do seu dia!
Tenha força de vontade e foco naquilo que deseja.
Traballhe, cuide da saúde, divirta-se, viva intensamente!

Quando mais produtivos os seus dias, mais prazer em viver!

 De bem com a vida!!!

Tente...


LEIA MAIS SOBRE FRUTOSE



As frutas por serem ricas em frutose são boas ou ruins?


Atualmente, todo alimento industrializado tem em especial frutose e xarope de milho, tornando-se um grande problema para a saúde, uma vez que esse alimento é consumido em número alarmante pela população.

É muito importante entender que a fruta contém frutose, apesar de ter um fator menos agravante que é o de também conter vitaminas e antioxidantes que reduzem os efeitos negativos deste açúcar.
Por outro lado, o suco de frutas é tão desfavorável para a saúde quanto o refrigerante, pois um copo de suco de fruta é cheio de frutose e muito dos antioxidantes são perdidos.
Vale lembrar que a frutose sozinha não é uma vilã e que algumas frutas podem até ser benéficas. Porém, quando você consome altos níveis de frutose isso vai devastar a sua bioquímica e fisiologia.
É importante saber que a média de frutose que se consome por dia é de 70 gramas o que excede em 300% o limite recomendado.
Então, tenha muito cuidado com o seu consumo de frutas e lembre-se que o xarope de milho, por ser extremamente barato, é adicionado a todo alimento industrializado.
Mesmo que você não consuma refrigerante ou suco de frutas, ainda sim é muito fácil exceder os 25 gramas de frutose recomendados em sua alimentação caso você esteja com boa saúde, dentro do peso e com a sensibilidade à insulina normal. Agora, se você precisa perder peso e tem alteração na sensibilidade à insulina o seu limite diário é de apenas 15 gramas.




Abacate:
Uma fruta com pouca frutose!

Muitas pessoas adoram consumir fruta, mas apesar de já ter enfatizado sobre não consumi-las em excesso por conta da frutose, reconheço que algumas têm importantes benefícios para a saúde. O abacate é um exemplo. Ele contém pouca frutose e somente 2 gramas de carboidratos por unidade.

Além disso, o abacate apresenta muitos benefícios para a saúde, tais como:

- proteção do fígado contra agressores;
- é rico em gordura monoinsaturada que é facilmente transformada em energia;
- tem duas vezes mais potássio que a banana;
- possui propriedades antiinflamatórias;
- é ótima fonte de gordura boa;
- rico em fibras;
- fornece cerca de 20 nutrientes essenciais como vitamina E, complexo B e ácido fólico;
- além disso, permite que o seu corpo absorva nutrientes solúveis em gordura, como alfa e betacaroteno, além da luteína presente em outros alimentos quando consumidos em conjunto.

O abacate tem ainda a vantagem de ser uma fruta que não sofre influência negativa pelo grau de pesticidas utilizados, graças à proteção de sua casca.










Referência bibliográfica:

-  Contain Potent Liver Protectants Science Daily
- Lifeback  Rise to the Top
-  Nutrition Week


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ÓCULOS DE SOL - FILTRO SOLAR DOS OLHOS
























Filtro solar, água e óculos de sol. Este kit é indispensável para os dias quentes e ensolarados em qualquer país do mundo. É verdade: além de proteger a pele e manter o organismo hidratado, usar óculos com filtro especial contra os raios deve estar no topo de suas prioridades.

Segundo os oftalmologistas, quem se expõe ao sol sem proteção está suscetível a sofrer com doenças como a catarata e a degeneração macular.

“Ao usar lentes escuras, as pupilas e as pálpebras se abrem, porque a luminosidade diminui e isso aumenta a penetração dos raios nocivos. Por isso, é essencial que as lentes dos óculos de sol tenham filtro contra a radiação“.



    Confira outras recomendações com relação ao uso dos óculos de sol:

- É recomendado o uso sempre que houver exposição ao sol. Quem trabalha na rua ou vai passar muitas horas ao ar livre não pode abrir mão do acessório em momento algum;

- Mesmo em dias nublados, não abra mão dos óculos, já que os olhos também recebem a parcela da radiação que atravessa as nuvens;

- Crianças também devem usar óculos de sol. Não existe uma idade mínima para o uso do acessório. Assim que o pequeno começar a se expor ao sol já é hora de ganhar o seu par;

- A cor da lente não influencia na proteção. O que conta mesmo é a presença daquela substância que bloqueia os raios ultravioleta.



Cuide bem dos seus olhos!







TODOS DEVEM USAR!









Fonte: Mundo Verde




quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O ANTES E O DEPOIS DOS EXERCÍCIOS - ENERGIA





A refeição antes do exercício físico é um fator determinante em relação ao seu desempenho na atividade física.  Planejar com antecedência — ou com o mínimo de cuidado — o que vai comer antes do treino faz uma enorme diferença no desempenho e nos resultados. O importante é comer uma refeição equilibrada e completa, com carboidratos, proteínas e gorduras.

A refeição deve ter predominantemente carboidratos, ou seja, alimentos como o pão, o arroz e a batata, entre outros. É a partir desse nutriente que o corpo acumula com mais facilidade e qualidade o uma molécula chamada glicogênio dentro dos músculos. Através da quebra dele, o organismo consegue a energia necessária. Sem esse estoque de carboidratos, você tende a se sentir fraco e cansado. Para piorar, é bem capaz que seu organismo seja obrigado a gerar energia a partir de proteínas musculares. Isso é ruim tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer perder gordura. Quanto menos massa muscular o organismo tem, menos ele gasta calorias naturalmente, por isso perder “músculo” é ruim.

Como você, provavelmente, vai passar em torno de uma hora praticando atividade física, prefira alimentos com baixo a moderado índice glicêmico, ou seja, com absorção lenta de açúcares. Os melhores alimentos para isso são os carboidratos ricos em fibras, como pães e massas integrais e cereais matinais, por exemplo.

Incluir proteínas — principalmente alimentos de origem animal — na sua refeição pré-treino também auxilia para que ocorra uma absorção mais lenta da glicose, aumenta a saciedade e faz com que os aminoácidos sejam liberados lentamente ao longo do treino.

Procure fazer essa refeição com entre 40 minutos e uma hora de antecedência, para que a digestão desses alimentos não prejudique a liberação de energia destinada à atividade física. Se não tiver tempo de comer com essa antecedência, ou só for comer na hora do treino, então prefira os carboidratos com índice glicêmico mais alto, como pães brancos, frutas, e biscoitos.

Ir à academia em jejum, além de ser perigoso, provoca perda de massa muscular, e isso não é nada positivo pra quem quer emagrecer com saúde.
Tudo vai depender do seu volume de atividade, da finalidade desse exercício, do horário em que ele é praticado. A alimentação pode ser ótima aliada para perda de peso, melhora de rendimento e recuperação muscular. Quanto mais ajustada estiver, melhor”


Hidratação

Beber líquidos é fundamental antes, durante e depois da atividade. “Mas é preciso dosar a quantidade e os intervalos de ingestão, caso contrário o atleta pode ficar desidratado (quando ingere água de menos) ou com hiponatremia (quando ingere água demais), o que, em ambos os casos, é prejudicial”, explica a nutricionista.


Água é essencial para o bom funcionamento do organismo, manutenção da temperatura corporal e até para beleza. “Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, temperatura do ambiente e tipos de alimentos ingeridos”, diz a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.


Você acha difícil andar com uma garrafinha por aí? Pois saiba que certos alimentos podem contribuir para sua boa hidratação. “A quantidade de líquido pode diminuir de acordo com a ingestão de alimentos com alto teor de água”.

A ideia, então, é acrescentar ao cardápio frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Esses alimentos hidratam e facilitam o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência.






Entre eles estão alface (95% de água), chuchu (95%), pepino (95%), rabanete (95%), nabo (94%), tomate (94%), couve-flor (92%), melancia (92%), melão (90%), abacaxi (87%), maçã (86%), cenoura (86%), goiaba (86%), clara de ovo (75%), banana (74%).



10 Alimentos aliados do exercício:

Aveia: rica em nutrientes e repleta de carboidratos, é altamente energética

Batata doce: fonte de antioxidantes, também tem alto teor de carboidratos, o que dá energia para o treino

Brócolis: uma das verduras mais ricas em nutrientes e excelente fonte de vitamina C e folato, que reforçam as defesas do organismo

Cebola: graças à quercetina, combate os radicais livres e o colesterol ruim (LDL). Sua ação anti-inflamatória ajuda na recuperação muscular

Chá verde: os flavonóides presentes na bebida têm efeito antioxidante, o que combate os radicais livres produzidos com o desgaste da atividade física

Iogurte: é rico em proteínas (elas ajudam na recuperação muscular), cálcio (que contribui para saúde óssea), e lactobacilos (fortalecem o sistema imunológico)

Noz pecan: contém fibras, potássio, magnésio, vitamina E e selênio, protege as membranas celulares, reforça as defesas do corpo e contribui com a reposição de eletrólitos perdidos com o suor

Quinoa: contém mais aminoácidos do que os outros cereais, o que é especialmente importante para quem faz atividade física

Salmão: excelente fonte de ômega-3, indicado para a recuperação muscular
Semente de linhaça: tem efeito anti-inflamatório e ajuda na defesa imunológica

Carboidratos para comer antes do treino:

1) Arroz
2) Aveia
3) Banana
4) Batata
5) Bolacha salgada
6) Cereal de milho
7) Macarrão
8) Pão

Comidinhas pós-treino:

1) Torrada com queijo branco e geléia
2) Vitamina de frutas
3) Banana com aveia e mel
4) Macarrão com molho de tomate e filé de frango



Marilis Metzenthin - ACS
Fonte: Suzana Bonumá