domingo, 1 de dezembro de 2013

DIA 1° DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS


Tem coisas que é melhor saber o quanto antes. Com a aids é assim. Apesar de ainda não ter cura, tem tratamento garantido pelo SUS. Descobrindo o vírus a tempo de se cuidar você pode viver com mais qualidade. Para viver melhor é preciso saber! 







Unidade Básica de Saúde de Itapoá



Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar o dia 01 de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.

Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.


No Brasil, a homenagem vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.

 AIDS É COISA SÉRIA


A sigla AIDS vem do inglês Acquired Immuno-Deficiency Syndrome e denomina a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, uma doença contagiosa, grave, que já atinge mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não tem cura.

A AIDS é transmitida por via sexual ou sangüínea. É provocada pelo vírus HIV (Human Immuno-Deficiency Virus) que ataca e destrói as células de defesa do organismo (linfócitos), deixando a pessoa vulnerável a qualquer tipo de doença ou infecção.



PRECONCEITO

Uma das atitudes preconceituosas mais comuns em relação às pessoas que convivem com a AIDS é responsabilizá-las por terem contraído o vírus, acusando-as, como se tivessem culpa por estarem doentes. 
A falta de conhecimento sobre a doença reforça essa idéia. Daí a necessidade de nos inteirarmos, sabendo que a única proteção possível no que diz respeito à AIDS é a informação. Conhecendo de perto a doença, é mais fácil não se deixar levar por mentiras ou deturpações sobre o assunto e, entendendo-a, sem medo, conseqüentemente, não teremos preconceito.
Acima de tudo, é importante sabermos que qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo, está sujeita a contrair a doença, devendo tomar, por conta disso, os devidos cuidados.


ESF Itapoá -  Na luta contra a AIDS

 Enfermeira Carla Rusiska 

Noeli Silva e Geovana Terezinha  da Silva 


DECORAÇÃO TEMÁTICA NA UBS ITAPOÁ - MOTIVACIONAL



DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

A taxa de incidência de aids no Brasil tem se mantido nos mesmos patamares, nos anos recentes, embora apresente diferenças regionais. Esses e outros dados epidemiológicos da aids serão destaques do Boletim Epidemiológico que será lançado no dia 1 de dezembro, com números atualizados até junho de 2012.  Os dados apontam que a taxa de incidência da aids no Brasil, em 2011, foi de 20,2 por 100.000 habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior volume de casos continua concentrado nos grandes centros urbanos. Saiba mais, procure a vigilância epidemiológica da sua cidade e fique por dentro!









Para motivar e dar um super destaque na campanha mundial da luta contra a AIDS, a UBS Itapoá foi decorada com muita dedicação, empenho e carinho por Noeli Silva e Geovana Terezinha da Silva. Nós registramos alguns momentos da produção e criação da decoração atual. Confira aqui e procure a Unidade de Saúde, participe!!! Saúde!!!






Parabéns para as decoradoras, motivação é fundamental! Que lindoooooo...



FAÇA O TESTE!

 Informe-se!


EQUIPE ESF ITAPOÁ




O SUS mostra o que faz, não perca tempo!
 Fotografe , compartilhe, ensine, aprenda!

SAÚDE!






http://on.fb.me/1b5H5Kk

Fonte: Ministerio da saúde




Um comentário: