segunda-feira, 30 de julho de 2012

DIA ESPECIAL PARA TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM ITAPOÁ


UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ITAPOÁ - 30/07/12


Enfermeira Carla Rusiska, Priscila Carneiro, Simone e Marciane Rech



 Momento da avaliação com a participação especial da Simone  


Momento de avaliação com a participação especial da Ana

Fique por dentro!


Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.

O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.


E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.





Todos nós agradecemos a participação, empenho, colaboração de todos os envolvidos nessa importante evolução. Trabalhar em equipe é isso, todos crescendo, aprendendo, ensinando, juntos!

PARTICIPAR É FUNDAMENTAL

Um comentário:

  1. Sem sombra de dúvidas nossas Unidades estão de Parabéns!!! Este PMAQ causou um movimento fantástico em TODOS... reacendeu o espírito de equipe, a motivação e a satisfação de trabalhar!!! Parabéns e mais parabéns a todos os que se envolveram e se deram um pouquinho para esta avaliação...
    Se eu pudesse finalizar a avaliação todas as ESF's seriam 100%!!!
    Continuemos assim...
    ABRASUS

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