quarta-feira, 4 de abril de 2012

07/04/2012 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE


O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, destaca nesse ano a temática do Envelhecimento e Saúde, chamando atenção para a ideia de que “a boa saúde acrescenta vida aos anos”. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. A expansão da população de idosos traz a necessidade de mudanças profundas nos modos de pensar e viver o envelhecimento. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa incorpora a estratégia do “envelhecimento ativo” da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), concebendo o envelhecimento como um processo de otimização das oportunidades para a saúde, a participação e a segurança. A ênfase é a qualidade de vida das pessoas que envelhecem baseada nos direitos de igualdade de oportunidades e de tratamento e nos direitos e deveres de cidadania. 

Questões como a garantia de direitos aos idosos, ambiente adequado às suas necessidades, produtividade econômica e envelhecimento saudável, acessibilidade, mobilidade urbana e sobrecarga da previdência social levam-nos a questionar qual é o espaço que nossa sociedade tem reservado ao envelhecimento e quais são as estratégias que estamos criando para garantir melhores condições de vivê-lo? É nesse caminho que as discussões e proposições na área da saúde têm sido feitas de forma a considerar não apenas o aspecto biológico, mas também os aspectos psíquicos, sociais e culturais do envelhecimento compreendendo o(a) usuário(a) idoso(a) em sua integralidade. Para tanto, são fundamentais ações e políticas públicas propositivas, estímulo às ações intersetoriais (assistência social, saúde, educação, cultura, moradia e lazer, entre outras) e a garantia de que desde a sua proposição, formulação e execução o cuidado à saúde da população idosa seja construído por equipes multiprofissionais que, ao agregarem o conhecimento das diferentes profissões, efetivem uma atenção integral ao idoso (a). No Dia Mundial de Saúde, o Conselho Regional de Psicologia afirma o lugar da Psicologia ao lado das diferentes profissões na luta para qualificar a atenção à saúde da população idosa, contribuindo para a dignidade e felicidade das pessoas em processo de envelhecimento.







A data, criada em 07 de Abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiu da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população e alertar sobre os principais problemas que podem afetá-la.

Segundo a OMS, ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, mantendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas em harmonia. Pensando em soluções práticas para o dia a dia, Paulo Maurício Chagas Bruno, superintendente clínico do Hospital viValle selecionou algumas dicas importantes, para serem anotadas na agenda e virarem hábitos para uma vida mais saudável:

Atenção com a alimentação
Quando adotamos hábitos alimentares inadequados, colocamos em risco nossos melhores esforços para controlar o peso e fortalecer nosso corpo. O grande segredo é comer um pouco de tudo, o famoso prato colorido. Elimine da dieta o excesso de gorduras e carnes vermelhas e acrescente cereais integrais, legumes e verduras. Beba muita água, sempre.

Pratique exercícios físicos
Procure fazer pelo menos três caminhadas de 30 minutos por semana. Além de ajudar a queimar calorias, a prática de exercícios regularmente acelera o metabolismo dificultando o aumento de peso. Mas antes de estabelecer esta nova rotina, procure seu médico, para certificar-se que tudo está bem e que você não tem nenhuma restrição.

Lembre-se que fumar é prejudicial à saúde
Fique longe deste vício. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo.






O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.













Um comentário:

  1. Cultivar o bom humor, as alegrias, ver as beleza das coisas simples da vida e principalmente ser humilde e humano é SAÚDE!!!
    Cuidar da sua vida como prioridade, com amor pra dar e vender é ser saudável,e isso é opcional!

    ResponderExcluir