sábado, 5 de abril de 2014

PROJETO - CAMINHOS DO CUIDADO - ITAPOÁ/SC


Reunidas em curso, todas as Agentes Comunitárias de Saúde e Técnicas de Enfermagem do município de Itapoá, todas as terças feiras, das 08: as 17:00 horas no salão da ASPMI ( Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itapoá). Com a participação especial de Elvira Zattar Guerra e Solange Alves.
Leia mais...

Fotografia de Augusta Gern


Projeto Caminhos do Cuidado vai capacitar trabalhadores em saúde de todo o país no atendimento aos usuários de crack e outras drogas

Num projeto que envolve  as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, o Ministério da Saúde vai oferecer, em 2013 e 2014, cursos de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.

Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.”


Como nasceu o projeto:

O projeto Caminhos do Cuidado começou a ser desenhado a partir da parceria formada por duas instituições: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul. Inserido no eixo do Cuidado do Plano Integrado “Crack, é possível vencer”, o projeto é articulado pela Casa Civil e sob responsabilidade do Ministério da Justiça e também conta com a parceria da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) fundamental para execução. Ele tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.

As parcerias com setores do Ministério da Saúde como o Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges), de Atenção Básica (DAB) e de Saúde Mental do Ministério da Saúde têm sido fundamentais para a execução do “Caminhos do Cuidado”, assim como a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) que são protagonistas nessa formação, destacando a parceria entre estados e municípios, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com as Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública.


Os pilotos do projeto:

A primeira etapa do projeto iniciou-se em outubro de 2013. Membros da coordenação do projeto Caminhos do Cuidado (executiva, planejamento, infra-estrutura, grupo condutor, macrorregiões, acadêmica, pedagógica e comunicação social) se reuniram em uma oficina de trabalho, onde foram discutidos pontos na estrutura organizacional e o cronograma de datas para a elaboração dos trabalhos por área.

Na ocasião foi definido que as oficinas de capacitação para orientadores seriam realizadas nos seis estados prioritários: Acre, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Para alcançar a meta de formação 290.197 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs) será necessário formar 80 orientadores e 1.200 tutores de aprendizagem.

A formação do Caminhos do Cuidado dirigida aos ACSs e ATENFs contemplará 114.532 alunos na Região Nordeste, 86.998 na Região Sudeste, 35.570 na Região Sul, 32.440 alunos na Região Norte e 20.657 na Região Centro-Oeste.


Visite o link abaixo e saiba mais sobre esse projeto:



O curso pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (ATENFs) em saúde mental, acolher e cuidar do usuário de forma integral:

Apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas;
Discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas;

Ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.
A base do curso é a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.  A carga horária para os alunos será de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e1/3 em observações de campo.




Informativo: Google/caminhos do cuidado.org














Nenhum comentário:

Postar um comentário