quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROJETO EVOLUÇÃO - QUANTIDADE E QUALIDADE

Informação!

O Projeto abaixo, apresentado em 15/03/12 e colocado em prática por um período experimental de 3 meses, durante a alta temporada de 2013,  não foi aprovado e todas as ACS'S deverão voltar a bater o cartão as 4 vezes diárias.  Por determinação do Secretário de Saúde em reunião com todos os gestores de todas as Unidades Básicas de Saúde de Itapoá. Resultado esse por unanimidade e assim deverá ser cumprido.


Segue a cópia do projeto, para constar.


ESF – Estratégia Saúde da família
Posto de Saúde de Itapóá
Itapoá, 15 de Março de 2012.

A/C: Enfermeira Carla Rusiska
C/C: Gestores

Projeto: Evolução – Quantidade e Qualidade – Produção

Nós Agentes Comunitárias de Saúde do Posto de Saúde de Itapoá, apresentamos através dessa, nosso projeto EVOLUÇÃO, com a intenção de melhorar a condição do trabalho que fazemos para a comunidade.

Em foco as visitas domiciliares, à nossa prioridade. Como é sabido, a quantidade e a qualidade caminham juntas e para que isso possa acontecer em todas as microáreas, o empenho, a presença , precisam ser bem maiores, melhores, com mais dedicação, logicamente.

Após contato via internet com muitas agentes de outros estados, através da Mobilização Nacional das Agentes Comunitárias, pesquisamos a rotina nas grandes cidades urbanas e também litorâneas e constatamos que também podemos evoluir ou melhorar a nossa rotina.

Todos os Agentes Comunitários se reúnem nos postos de origem, todas as manhãs, batendo o cartão, fazendo planejamento, alterações, reuniões de equipe, entre outros trabalhos burocráticos necessários. Após esse momento, saem para suas microáreas e não retornam ao posto de saúde nesse dia. Com exceções que acontecem naturalmente, como programas nas escolas, para gestantes e outros grupos especiais, ou por solicitação da enfermeira chefe de cada posto.

Para o trabalho diário em visitas domiciliares é atualmente usado o caderno de assinaturas dos pacientes, onde todos assinam e nós registramos nossas visitas, problemas, pendências, e soluções a serem resolvidas posteriormente. Esse registro com assinatura, é um comprovante de trabalho e muito útil para a contagem na hora do relatório de produção, SIAB.

Nossa presença no final de todos os dias no ESF, não é necessária, sendo somente para registrar o horário de final de expediente. Sem falar que acabamos sempre nos envolvendo com outras tarefas.Podemos comprovar nosso trabalho diariamente.

Independente da distância das microáreas, é com toda certeza um tempo perdido e desnecessário. 

Gostaríamos que nosso projeto de evolução e humanização fosse considerado e analisado, pois todos ganham com isso. As famílias passam a receber mais atenção e nós teremos melhor desempenho, melhor produção e o valor das visitas será com certeza bem maior, pois tudo isso vai gerar uma produtividade real e um trabalho prestado com humanização. Já é tempo de evoluir, entrar e sair correndo não é nossa intenção, mas sempre acaba acontecendo a tal da pressa.

Será que isso é possível?

Porque aqui não?

Nosso trabalho é nas ruas, nas casas, junto a comunidade e pode melhorar, seguindo exemplos de outros lugares.

Nossa realidade precisa de melhorias sim, e aqui está nossa participação na tentativa de andar para frente, resolver problemas, ajudar.

Todas nós queremos colaborar e por esse motivo pedimos a colaboração e participação ao que diz respeito a esse nosso projeto.

Estamos de comum acordo ao expressar nossas idéias e pedimos no momento,  a avaliação.

Agradecemos a atenção dispensada,


Marilis Metzenthim
Gisele Bridaroli
Sandra Pitz
 Ilze Body
TerezinhaCzarneck
Izabel Peres Palmas
Fabiana Maffezolli


O documento original com as assinaturas,  de todas as Agentes Comunitárias de Saúde do Município e das UBS'S foram entregues às gestoras na ocasião.






ACS Marilis Metzenthin
ESF Itapoá













2 comentários:

  1. Marilis Metzenthinmaio 01, 2013

    Lamentável, avaliação de qualquer coisa em Itapoá durante a alta temporada é horrível, até mesmo a qualidade da água, a tal realidade litorânea.
    Nem mesmo os programas com grupos especias acontecem, nem coletas, nem o horário de Ônibus é igual, dirá produtividade. Sem falar em férias de muitos...
    Mas, quem sabe um dia acontece o Humaniza SUS bem nesse problema, quem sabe!

    ResponderExcluir
  2. É extremamente lamentável,fico sem palavras....vejo a dificuldade das minhas amigas que trabalham longe dos Postos de Saúde....é revoltante ter que conviver com isso...espero que um dia o Humaniza SUS aconteça...temos q ter esperança....

    ResponderExcluir