terça-feira, 8 de janeiro de 2013

LEIA MAIS SOBRE FRUTOSE



As frutas por serem ricas em frutose são boas ou ruins?


Atualmente, todo alimento industrializado tem em especial frutose e xarope de milho, tornando-se um grande problema para a saúde, uma vez que esse alimento é consumido em número alarmante pela população.

É muito importante entender que a fruta contém frutose, apesar de ter um fator menos agravante que é o de também conter vitaminas e antioxidantes que reduzem os efeitos negativos deste açúcar.
Por outro lado, o suco de frutas é tão desfavorável para a saúde quanto o refrigerante, pois um copo de suco de fruta é cheio de frutose e muito dos antioxidantes são perdidos.
Vale lembrar que a frutose sozinha não é uma vilã e que algumas frutas podem até ser benéficas. Porém, quando você consome altos níveis de frutose isso vai devastar a sua bioquímica e fisiologia.
É importante saber que a média de frutose que se consome por dia é de 70 gramas o que excede em 300% o limite recomendado.
Então, tenha muito cuidado com o seu consumo de frutas e lembre-se que o xarope de milho, por ser extremamente barato, é adicionado a todo alimento industrializado.
Mesmo que você não consuma refrigerante ou suco de frutas, ainda sim é muito fácil exceder os 25 gramas de frutose recomendados em sua alimentação caso você esteja com boa saúde, dentro do peso e com a sensibilidade à insulina normal. Agora, se você precisa perder peso e tem alteração na sensibilidade à insulina o seu limite diário é de apenas 15 gramas.




Abacate:
Uma fruta com pouca frutose!

Muitas pessoas adoram consumir fruta, mas apesar de já ter enfatizado sobre não consumi-las em excesso por conta da frutose, reconheço que algumas têm importantes benefícios para a saúde. O abacate é um exemplo. Ele contém pouca frutose e somente 2 gramas de carboidratos por unidade.

Além disso, o abacate apresenta muitos benefícios para a saúde, tais como:

- proteção do fígado contra agressores;
- é rico em gordura monoinsaturada que é facilmente transformada em energia;
- tem duas vezes mais potássio que a banana;
- possui propriedades antiinflamatórias;
- é ótima fonte de gordura boa;
- rico em fibras;
- fornece cerca de 20 nutrientes essenciais como vitamina E, complexo B e ácido fólico;
- além disso, permite que o seu corpo absorva nutrientes solúveis em gordura, como alfa e betacaroteno, além da luteína presente em outros alimentos quando consumidos em conjunto.

O abacate tem ainda a vantagem de ser uma fruta que não sofre influência negativa pelo grau de pesticidas utilizados, graças à proteção de sua casca.










Referência bibliográfica:

-  Contain Potent Liver Protectants Science Daily
- Lifeback  Rise to the Top
-  Nutrition Week


Nenhum comentário:

Postar um comentário