sábado, 5 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA - SAÚDE DA MULHER

SÁBADO - DIA 05.10.13 - ESF ITAPOÁ
Das 08:00 as 16:30

PARTICIPE!



Todas as Unidades Básicas de Saúde de Itapoá, estarão com atendimento especial para as mulheres em outubro, veja a programação especial e participe!





SAIBA PORQUE
 OUTUBRO ROSA

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado internacionalmente. O laço rosa simboliza o movimento que, a cada ano, luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. O evento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês de prevenção do câncer de mama.

A história do "Outubro Rosa" lembra aos anos 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram de fato a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. Todas ações eram e são até hoje direcionadas para melhor informar sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar e alertar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, em locais públicos. Depois surgiram outras ações: corridas, desfile de modas com portadoras do câncer, partidas de boliche, futebol, etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, já que é necessário apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma nobre causa. Cada vez mais pessoas reunen-se ao movimento. Nisso, a iluminação em rosa assumiu importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Isso aconteceu dia 02 de outubro de 2002, data em que se comemorava os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Com o passar dos anos, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa: São Paulo/SP, Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Salvador/BA, Teresina/PI, Poços de Caldas/MG e outras cidades. O Brasil destaca-se mundialmente no movimento devido a iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ.

O movimento cresce, e se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente, este ano, as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Itapoá, estarão com atendimento especial para as mulheres em outubro, veja a programação especial e participe!



CUIDE BEM DE VOCÊ

EQUIPE ESF ITAPOÁ







5 comentários:

  1. É isso aí Marilis, vamos divulgar nossa campanha!!! Um grande abraço. Marciane

    ResponderExcluir
  2. Gisele Bridarollisetembro 24, 2013

    Que bacana, vamos todas nós mulheres ao posto, para que nesse dia, possamos cuidar da nossa saúde...

    ResponderExcluir
  3. Marilis Metzenthinsetembro 24, 2013

    O exame preventivo do câncer de colo uterino (papanicolau) também estará sendo feito nas UBS sim, conforme a programação acima ok! A coleta será realizada pela enfermmeira Carla Rusiska.

    Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?
    Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada dois anos.

    Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Faça tua parte!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por esclarecer as dúvidas, preventivo tbm é muito bom! Gostei muito e vou falar com as amigas aqui tbm

    ResponderExcluir
  5. Que iniciativa maravilhosa!!!! A prevenção juntamente com a educação é o crucial para a saúde e o bem estar dos usuários...Sim vocês fazem parte do SUS que dá certo.... Mas que tal dividir com mais de 15.000 pessoas? Postem esta experiência na página do redehumanizasus....(www.redehuanizasus.net)
    ABRASUS jociane

    ResponderExcluir