segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SÁBADO ESPECIAL - SAÚDE DA MULHER


QUEM SE AMA SE CUIDA







Enfermeira Carla Rusiska - Responsável pela UBS Itapoá
Nayara - Estagiária de enfermagem



Participação especial  Priscila, Nayara, Gisele e Marciane


Prevenção do Câncer de Mama




O que é câncer de mama?

É quando um grupo de células da mama passa a se multiplicar de forma não controlada, sendo que isto pode ocorrer nos ductos ou mais raramente nos lóbulos mamários.

O que causa o câncer de mama?

A maioria dos casos de câncer de mama ocorre sem uma causa definida. Há um risco maior de se desenvolver a doença quando um parente próximo como mãe, irmã ou filha teve câncer de mama, principalmente, antes dos 50 anos de idade. Em casos mais raros, no entanto, a origem é genética, acometendo várias pessoas da mesma família.

Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas do câncer de mama são a presença de nódulo ou caroço na mama ou a saída de líquido transparente ou com sangue pelo mamilo. Qualquer alteração observada nas mamas merece ser avaliada por um médico. No entanto, independente do aparecimento destes sintomas, é recomendado o exame anual de prevenção. 

Como é feito o diagnóstico?

O exame clínico das mamas pode ser realizado por médicos ou enfermeiros em mulheres em qualquer idade e sendo identificadas alterações nas mamas, deverá ser indicado um exame mais específico, como a mamografia. A mamografia é um exame de raios-X da mama que deverá ser realizada anualmente para mulheres entre 40 e 49 anos e a cada dois anos para as mulheres entre 50 e 69 anos.

O câncer de mama tem cura?
Sim, se detectado no início tem chances de cura de até 95%.

Como se prevenir?

• Fazer autoexame;
• Alimentação saudável;
• Praticar atividades físicas;
• Controle de peso;
• Não fumar;
• Evitar bebidas alcoólicas;
• Evitar carne vermelha;
• Ter filhos antes dos 35 anos;
• Amamentar;
• Realizar exames clínicos da mama até os 40 anos e mamografia a partir dos 40 anos.


Prevenção do Câncer de Colo-do-Útero


O que é câncer do colo do útero?

O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.
De uma forma geral, são necessários vários anos entre a infecção inicial pelo HPV e o desenvolvimento do câncer sendo que apenas uma pequena parcela das mulheres portadoras do vírus irá desenvolver o câncer do colo do útero.
A infecção pelo HPV poderá causar alterações no colo do útero (conhecidas como lesões precursoras ou NIC de alto grau) que precedem o surgimento do câncer propriamente dito e só podem ser identificadas através da realização periódica do exame preventivo (Papanicolaou).

Quais mulheres apresentam maior risco de desenvolver o câncer do colo do útero?

Os principais fatores que aumentam o risco para o câncer do colo uterino são:
Início precoce da atividade sexual;
Múltiplos parceiros sexuais;
Tabagismo;
Má higiene íntima;
Falta de realização de exames preventivos
Multiparidade (vários partos);
Uso de anticoncepcional oral;
Presença de outras infecções transmitidas por via sexual (herpes genital, clamídea).

Quais são os sintomas da doença?

Na sua fase inicial o câncer do colo do útero geralmente não apresenta qualquer sintoma. Com a progressão da doença pode surgir sangramento vaginal anormal (principalmente em mulheres na  menopausa), corrimento vaginal escurecido com cheiro desagradável e dor abdominal que pode estar associada a queixas urinárias e intestinais nos casos mais avançados.

Como é feito o diagnóstico?


Somente o exame preventivo (Papanicolau) poderá detectar a presença das chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. O diagnóstico dessas alterações é extremamente importante uma vez que permitirá o tratamento precoce impedindo o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.


Quem deve fazer o exame de Papanicolau?

Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos, devem fazer o exame preventivo periodicamente.

Onde realizar exames preventivos?

Compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência, munidas de identidade, cartão do SUS e carteirinha do posto de saúde.

O que é o exame preventivo?

É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 64 anos devem fazer o exame preventivo. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

O exame dói?

O exame é simples e rápido. Pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo. No entanto, esse desconforto diminui se a mulher conseguir relaxar.


O ESF ITAPOÁ AGRADECE A PRESENÇA DE TODAS AS MULHERES QUE ESTIVERAM NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NESTE SÁBADO, DIA 05.10.13. 


APROXIMADAMENTE  60 MULHERES 
 MARCARAM PRESENÇA! 

QUEM SE AMA SE CUIDA!

 PARABÉNS!!!







ACS'S Gisele e Claudia
Palestrantes da sala de espera




“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” 
(Dalai Lama)






ESSE MIX DE FOTOGRAFIAS A SEGUIR É UMA HOMENAGEM ESPECIAL Á AGENTE COMUNITÁRIA IZABEL PERES PALMAS QUE ESTÁ PELA PRIMEIRA VEZ COM UNHAS COR DE ROSA. AFINAL ... ELA PAROU DE "ROER" AS UNHAS, FINALMENTE CONSEGUIU!!! 
 VIVA! VIVA! VIVA!


EQUIPE ESF ITAPOÁ







Um comentário:

  1. izabel(acs)outubro 09, 2013

    Valeu miga Mari lis......AMEI a postagem....quero agradecer a vc por sempre me incentivar a parar com esse vício.....finalmente eu conseguiiiii....postiças nunca maisssssss....huuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir