sábado, 2 de agosto de 2014

UMA LINDA MENSAGEM DE CORA CORALINA - BOM FINAL DE SEMANA!

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas.
(Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985)

Foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das principais escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais).

Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro.


Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo prá você: não pense!!!  Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velha.
Eu não digo! Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso. Ser humilde é a base de nossa cultura. Ser solidário, ajudar ao seu semelhante...
Isso é amor pela vida, por cada amanhecer.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.
O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. Ser um ser humano que se atualiza de tudo, um pouquinho de tudo. O bom é produzir sempre e não dormir de dia. Estar em ação, sempre respeitando o seu tempo, a sua vontade, sua força, sua coragem. Seguir, prosseguir.  Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais. Explique tudo, mas não viva dando satisfação de tudo, quem se importa com você, sabe de você.

Nunca digo que estou doente, digo sempre: Estou ótima!
Eu não digo nunca que estou cansada, fraca, triste, magoada, decepcionada.
Nada de palavras negativas. Afaste-se de pessoas negativas, de palavras que jogam para baixo.
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então faça silêncio... Siga o seu caminho.

Sei que tenho muitos anos.
Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não.
Você acha que eu sou? Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho, ruim  e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. Seja a empolgação da sua própria existência.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade, de amizade, de afeto sincero, de gratidão, de entusiamo, contagiar seu mundo, todo o universo. 
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz  e bem, de justiça, de irmandade, sementes da gratidão, da compaixão. Não permita que a semente do mal brote pelo seu caminho de luz.

Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço com fé. Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, respeitar, agir com muita bondade, bondade também se ensina e se aprende."

CORA CORALINA
(viveu até 95 anos)




Fonte de pesquisa:
Google - Poetisa Brasileira - Cora Coralina





Um comentário:

  1. Eu gosto de ler um pouco de tudo, rsrs
    Olha aqui um trechinho bacana que essa poetiza escreveu, é bem lindo!

    "Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça." Cora Coralina

    Demais né?

    Marilis Metzetnin

    ResponderExcluir